PT
BR
Pesquisar
Definições



ativo

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
activoativoativo
|àt| |àt|
( ac·ti·vo a·ti·vo

a·ti·vo

)


adjectivoadjetivo

1. Que exerce acção (ex.: participante activo). = DINÂMICOCONTEMPLATIVO, PASSIVO

2. [Por extensão] [Por extensão] Que opera com rapidez.

3. [Figurado] [Figurado] Que exerce influência. = INFLUENTE

4. [Comércio] [Comércio] De que se é credor.

5. [Gramática] [Gramática] Diz-se do verbo que tem complemento directo.


nome masculino

6. [Economia] [Economia] Conjunto dos bens, valores ou direitos passíveis de serem convertidos em dinheiro e que são propriedade de uma pessoa singular ou colectiva.PASSIVO

7. [Portugal] [Portugal] Exercício de uma actividade profissional (ex.: esteve 50 anos no activo e agora reformou-se). [Equivalente no português do Brasil: activa.]


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

8. Que ou quem, numa relação sexual homossexual masculina, efectua a penetração, por oposição a passivo.


activo financeiro

[Economia] [Economia]  Título ou contrato, geralmente transmissível ou negociável em mercados financeiros, cujo valor resulta de cláusulas contratuais que em determinadas circunstâncias podem produzir ganhos ou perdas ao seu detentor.

etimologiaOrigem etimológica:latim activus, -a, -um, que age, que tem sentido activo.
sinonimo ou antonimo Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: ativo.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: activo.
grafiaGrafia no Brasil:ativo.
grafiaGrafia em Portugal:activo.

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Como devo falar ou escrever: "o Departamento a que pertence o funcionário" ou "o Departamento ao qual pertence o funcionário".
Nenhuma das expressões que refere está incorrecta, uma vez que, em orações subordinadas adjectivas relativas, o pronome relativo que pode, de uma maneira geral, ser substituído pelo seu equivalente o qual, que deverá flexionar em concordância com o género e número do antecedente (ex.: os departamentos aos quais pertence o funcionário). No caso em questão, o pronome relativo tem uma função de objecto indirecto do verbo pertencer, que selecciona complementos iniciados pela preposição a, daí que os pronomes que e o qual estejam antecedidos nestas expressões por essa preposição (a que e ao qual).

É de notar que a utilização da locução pronominal o qual e das suas flexões não deve ser feita quando se trata de uma oração relativa adjectiva restritiva que não é iniciada por preposição, isto é, quando a oração desempenha a função de um adjectivo que restringe o significado do antecedente (ex.: o departamento [que está em análise = analisado] vai ser reestruturado; *o departamento o qual está em análise vai ser reestruturado [o asterisco indica agramaticalidade]).




Está correto usar desimobilizar como antônimo de imobilizar? Se não, que palavra utilizar para o ato contrário à imobilização?
As palavras desimobilizar, desmobilizar e mobilizar são antónimas de imobilizar, assim como desimobilização, desmobilização e mobilização são antónimos de imobilização.