PT
BR
Pesquisar
Definições



assunções

A forma assunçõesé [feminino plural de assunçãoassunção].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
assunçãoassunção
( as·sun·ção

as·sun·ção

)


nome feminino

1. Acto ou efeito de assumir ou de se assumir (ex.: assunção de passivos financeiros; assunção de responsabilidades; assunção do papel de cuidador).

2. Elevação a uma dignidade ou cargo superior (ex.: assunção à presidência).

3. [Filosofia] [Filosofia] Proposição admitida como hipótese de base de um raciocínio.

4. [Lógica] [Lógica] Segunda proposição de um silogismo. = MENOR

5. [Religião católica] [Religião católica] Elevação da Virgem Maria ao Céu de corpo e alma (ex.: dogma da Assunção de Maria à glória celestial). [Geralmente com inicial maiúscula.]

6. [Religião católica] [Religião católica] Festa católica que comemora esse acontecimento e que se celebra 15 de Agosto (ex.: feriado da Assunção). [Geralmente com inicial maiúscula].

7. [Artes plásticas] [Artes plásticas] Representação artística desse acontecimento (ex.: a Assunção de Ticiano está exposta em Veneza). [Geralmente com inicial maiúscula.]

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: ASSUMPÇÃO

etimologiaOrigem etimológica:latim assumptio, -onis, recebimento.
Confrontar: ascensão.

Auxiliares de tradução

Traduzir "assunções" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



É possível (correto) construir locuções com três verbos?
Uma locução é um conjunto de palavras que corresponde ao comportamento de uma palavra de determinada categoria. O número não é um critério linguístico de correcção; desde que esteja correcto do ponto de vista sintáctico e semântico, é possível uma locução com vários verbos. O mais comum são locuções com dois verbos, correspondendo a tempos compostos (ex.: tinha comido), tempos passivos (ex.: foi comido) ou a perifrásticas (ex.: começou a comer), mas é possível haver locuções com mais verbos, especialmente se se tratar de passivas ou de perifrásticas conjugadas com o auxiliar num tempo composto (ex.: tinha sido comido; tinha começado a comer). Em situações excepcionais, é possível encontrar sequências longas de formas verbais (ex.: contamos poder começar a comer às três; tínhamos contado ter podido começar a comer às três).



Como escrevo auto percepção? Junto, com hífen, ou separado?
A palavra autopercepção escreve-se sem hífen, antes ou depois da aplicação das regras para o uso do hífen preconizadas pelo Acordo Ortográfico de 1990 (na norma do Português de Portugal, com a aplicação das regras do Acordo Ortográfico de 1990, deverá escrever-se autoperceção, uma vez que o -p- não pronunciado deve deixar de ser escrito).

Antes da aplicação das regras do Acordo Ortográfico de 1990, o prefixo auto- só se escreve com hífen antes de palavras iniciadas por vogal (ex.: auto-afirmação), h (ex.: auto-hemoterapia), r (ex.: auto-rádio) ou s (ex.: auto-satisfação).

Depois da aplicação das regras do Acordo Ortográfico de 1990, o prefixo auto- só se escreve com hífen antes de palavras iniciadas por o (ex.: auto-observação) ou h (ex.: auto-hemoterapia). Quando o prefixo é seguido de r ou s, estas consoantes são duplicadas (ex.: autorrádio, autossatisfação).