Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

arrepelar

arrepelararrepelar | v. tr. | v. pron.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ar·re·pe·lar ar·re·pe·lar

- ConjugarConjugar

(a- + repelar)
verbo transitivo

1. Puxar pelos cabelos.

2. Beliscar.

3. [Encadernação]   [Encadernação]  Despegar as folhas coladas.

verbo pronominal

4. Arrancar os próprios cabelos.

5. [Figurado]   [Figurado]  Desesperar-se, arrepender-se.

pub

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

O que se condena, lamenta, faz arrepelar cabelos quando a vítima é Ferro Rodrigues era entendido como a normal liberdade de...

Em Depois Falamos

não possuia nenhuma daquelas caracteríticas que fazem a esquerdalha arrepelar os cabelos, virar as mesas, grunhir de fúria, exigir inquéritos e punição dos culpados...

Em Depois Falamos

Que faz arrepelar os cabelos à esquerda e ao centro direita, na habital promoção idiota que fazem...

Em Depois Falamos

...rádios e ver televisões ( então alguns comentadores de jogos da sport-tv são de arrepelar os cabelos

Em Depois Falamos

Percebi que em Portugal havia muita gente a arrepelar os cabelos com a hipótese de Bolsonaro ganhar, nalguns casos os mesmos que se...

Em Depois Falamos
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


No programa de hoje da R.T.P. " Bom Dia Portugal" na rubrica "Em bom português", questiona-se se deve dizer: duzentas gramas ou duzentos gramas? Afirma-se que a resposta correcta é: "duzentos gramas" porque grama é um submúltiplo do quilograma. Ora, eu tenho apenas a quarta classe do ensino primário de 1951, mas nesse tempo aprendi que grama, metro, caloria, etc. são unidades e quilograma, quilómetro, quilocaloria, etc, são múltiplos com mil unidades. Como gosto de falar o melhor Português, (dentro das minhas limitações literárias) gostaria de obter uma explicação, mais convincente ou de saber se, pela mesma razão, deve dizer-se "duzentos calorias"?
De facto, o argumento referido é pouco claro. O motivo por que a resposta é "duzentos gramas" é porque grama, enquanto unidade de medida, é um substantivo masculino, como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. É por essa razão que quilograma, formado pela junção do prefixo quilo- ao substantivo grama, é masculino, e não o contrário.



Sou Policial Militar, e aqui no Espírito Santo somos denominados Militares Estaduais. Gostaria de saber como é a abreviação de Militares Estaduais.
Os dicionários de língua portuguesa por nós consultados não registam nenhuma abreviatura consagrada para militar estadual, nem sequer para militar.
No entanto, se, num texto relativamente longo, usar muitas vezes a expressão militar estadual, pode optar por indicá-la através da junção da primeira letra de cada palavra em maiúsculas, utilizando uma fórmula como a que é apresentada entre parêntesis:
O militar estadual (de agora em diante ME, abreviadamente) pode ser convocado. Após a sua convocação, o ME deve apresentar-se ao seu superior.
Desta forma, sempre que no seu texto surgir ME, o leitor saberá que designa militar estadual. Note-se que não se trata de uma abreviatura consagrada (ao contrário do que sucede, por exemplo, com Sr. = senhor); trata-se apenas de um expediente para evitar repetições fastidiosas.

pub

Palavra do dia

pi·na·co·te·ca |é|pi·na·co·te·ca |é|


(latim pinacotheca, -ae, do grego pinakothêke, -és)
nome feminino

1. Museu de obras de pintura.

2. Colecção de obras de pintura.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/arrepelar [consultado em 18-05-2022]