PT
BR
Pesquisar
Definições



arreganhadas

A forma arreganhadaspode ser [feminino plural de arreganhadaarreganhada], [feminino plural de arreganhadoarreganhado] ou [feminino plural particípio passado de arreganhararreganhar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
arreganhararreganhar
( ar·re·ga·nhar

ar·re·ga·nhar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Mostrar.

2. Entreabrir.


verbo intransitivo

3. Gretar-se.


verbo pronominal

4. Mostrar arreganho.

5. Rir-se.

6. Tremer com frio.

arreganhadoarreganhado
( ar·re·ga·nha·do

ar·re·ga·nha·do

)


adjectivoadjetivo

1. Que arreganha os dentes por qualquer motivo.

2. Aberto, gretado, fendido.

3. Diz-se da costura malfeita, esgaçada.

arreganhadaarreganhada
( ar·re·ga·nha·da

ar·re·ga·nha·da

)


nome feminino

1. [Ictiologia] [Ictiologia] Nome comum de vários peixes dos esqualos.

2. [Ictiologia] [Ictiologia] Peixe seláquio (Scymnodon ringens), da ordem dos esqualiformes, de corpo comprido de cor escura, boca rasgada e quase horizontal, encontrado no Atlântico leste e no sudoeste do Pacífico. = NEGRA

etimologiaOrigem etimológica:feminino de arreganhado.

arreganhadasarreganhadas


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se é correcto dizer a gente em vez de nós.
A expressão a gente é uma locução pronominal equivalente, do ponto de vista semântico, ao pronome pessoal nós. Não é uma expressão incorrecta, apenas corresponde a um registo de língua mais informal. Por outro lado, apesar de ser equivalente a nós quanto ao sentido, implica uma diferença gramatical, pois a locução a gente corresponde gramaticalmente ao pronome pessoal ela, logo à terceira pessoa do singular (ex.: a gente trabalha muito; a gente ficou convencida) e não à primeira pessoa do plural, como o pronome nós (ex.: nós trabalhamos muito; nós ficámos convencidos).

Esta equivalência semântica, mas não gramatical, em relação ao pronome nós origina frequentemente produções dos falantes em que há erro de concordância (ex.: *a gente trabalhamos muito; *a gente ficámos convencidos; o asterisco indica agramaticalidade) e são claramente incorrectas.

A par da locução a gente, existem outras, também pertencentes a um registo de língua informal, como a malta ou o pessoal, cuja utilização é análoga, apesar de terem menor curso.




Gostaria de saber se existe hífen nas seguintes palavras: área-meio, procuradoria-geral, coordenação-geral, coordenador-geral, procurador-geral-adjunto?
À excepção de procuradoria-geral, nenhuma das outras palavras que menciona tem registo nos dicionários de língua portuguesa por nós consultados. No entanto, o adjectivo geral liga-se com frequência por hífen ao substantivo quando este designa cargo ou organismo. A formação de palavras pela hifenização de dois substantivos, como é o caso de área-meio, também é frequente. Neste caso, o substantivo meio funciona como determinante do substantivo área.