PT
BR
Pesquisar
Definições



areazita

A forma areazitaé [derivação feminino singular de áreaárea].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
áreaárea
( á·re·a

á·re·a

)


nome feminino

1. Extensão compreendida dentro de certos limites (ex.: área de construção; área de uma cidade). = SUPERFÍCIE

2. Zona que se distingue das demais pelas suas características específicas ou que está reservada para uma função específica (ex.: área comercial; área rural).

3. Campo em que se exerce certa actividade ou domínio do conhecimento (ex.: área cultural; área económica). = ESFERA, SECTOR

4. Zona de influência ou controlo (ex.: área dos políticos).

5. [Construção] [Construção] Espaço descoberto ou pátio na parte interna de um edifício.

6. [Desporto] [Esporte] Num campo, espaço delimitado a partir da linha da baliza.

7. [Geometria] [Geometria] Medida da superfície de uma figura geométrica.

8. [Astronomia] [Astronomia] Espaço que percorre em certo tempo o raio vector de um astro.


área de grande penalidade

[Futebol] [Futebol]  O mesmo que grande área.

área de paisagem protegida

O mesmo que área protegida.

área de serviço

Área comercial localizada junto a uma via rápida, dotada de serviços de abastecimento de combustível, restauração, zonas de descanso e, por vezes, alojamento. = ESTAÇÃO DE SERVIÇO

Zona de uma casa destinada aos serviços de limpeza, ao armazenamento de produtos ou ao alojamento de empregados.

área de trabalho

[Informática] [Informática]  Parte do interface gráfico de um sistema operativo onde se encontram ícones que representam pastas, ficheiros, programas ou atalhos para funcionalidades. = AMBIENTE DE TRABALHO

área de transferência

[Informática] [Informática]  Parte da memória usada para armazenamento temporário de dados, geralmente copiados ou cortados para serem inseridos noutra aplicação ou noutro local dentro da mesma aplicação.

área metropolitana

Zona urbana com grande concentração populacional, que corresponde ao território ocupado por uma grande cidade e outras cidades ou aglomerados sob a sua influência.

área protegida

Zona geográfica bem delimitada, gerida com o objectivo de preservar e restaurar as espécies animais e vegetais que nela habitam.

grande área

[Futebol] [Futebol]  Zona rectangular de cada extremidade de um campo de futebol, onde se situa a baliza e a marca de grande penalidade.

pequena área

[Futebol] [Futebol]  Zona rectangular dentro da grande área.

etimologiaOrigem etimológica:latim area, -ae, espaço livre, pátio, eira, praça, arena, cemitério.
Confrontar: ária.

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Numa frase: o fulano leva-nos o dinheiro todo. Eu quero abreviar: o fulano leva-no-lo todo. Será correcto?
Como poderá constatar na Gramática do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, na secção Pronomes, o pronome clítico de complemento directo de terceira pessoa masculino é o, sendo que, quando é antecedido de uma forma verbal ou de outro clítico terminado em s, se lhe acrescenta um l (ex.: leva-nos o dinheiro = leva-no-lo; comprou-vos o terreno = comprou-vo-lo; chamámos o professor = chamámo-lo). A mesma regra se aplica, obviamente, em caso de flexão do pronome clítico em questão (ex.: leva-nos as malas = leva-no-las; comprou-vos a casa = comprou-vo-la; chamámos os professores = chamámo-los).



Qual o plural para a expressão alerta ou em alerta? As orações Eles permanecem alertas e Eles permanecem em alerta estão corretas?
Nenhuma das expressões referidas pode ser considerada incorrecta.

A palavra alerta pode ser usada como advérbio, como adjectivo, como substantivo ou como interjeição.

Como advérbio mantém-se sempre invariável (ex.: ela permanece alerta; eles permanecem alerta).

Como adjectivo é uniforme, flexiona em número e concorda com o nome que qualifica (ex.: as pessoas permanecem alertas; a presa alerta conseguiu escapar do leão).

Como interjeição, pode ser usada, de forma invariável, para avisar ou solicitar atenção ou cuidado (ex.: alerta, camaradas!).

A palavra alerta pode ainda ser usada como substantivo masculino, admitindo apenas flexão em número (ex.: o guarda deu o alerta quando um dos prisioneiros se pôs em fuga; não prestaram atenção aos alertas dados pelo guarda).

A locução adverbial em alerta está correcta (neste caso, alerta assume a classificação de substantivo) e também se mantém invariável em qualquer dos contextos usados (ex.: ele permanece em alerta; eles permanecem em alerta).