PT
BR
Pesquisar
Definições



arbitrais

A forma arbitraispode ser [masculino e feminino plural de arbitralarbitral] ou [segunda pessoa plural do presente do indicativo de arbitrararbitrar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
arbitrararbitrar
( ar·bi·trar

ar·bi·trar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Decidir por arbitragem.

2. Julgar, sentenciar ou avaliar por meio de árbitro ou como árbitro.

3. Estipular.

4. Propor meios.

5. Determinar por arbítrio.

6. [Desporto] [Esporte] Dirigir uma competição desportiva, fazendo cumprir as regras.

etimologiaOrigem etimológica:latim arbitro, -are.
arbitralarbitral
( ar·bi·tral

ar·bi·tral

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

1. Relativo a árbitros.

2. Feito por árbitros.

3. [Direito] [Direito] Em que há negociação feita por um árbitro judicial, cuja decisão é vinculativa e aceite pelas partes em litígio (ex.: tribunal arbitral).

vistoPlural: arbitrais.
etimologiaOrigem etimológica:árbitro + -al.
iconPlural: arbitrais.

Auxiliares de tradução

Traduzir "arbitrais" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Como escrevo auto percepção? Junto, com hífen, ou separado?
A palavra autopercepção escreve-se sem hífen, antes ou depois da aplicação das regras para o uso do hífen preconizadas pelo Acordo Ortográfico de 1990 (na norma do Português de Portugal, com a aplicação das regras do Acordo Ortográfico de 1990, deverá escrever-se autoperceção, uma vez que o -p- não pronunciado deve deixar de ser escrito).

Antes da aplicação das regras do Acordo Ortográfico de 1990, o prefixo auto- só se escreve com hífen antes de palavras iniciadas por vogal (ex.: auto-afirmação), h (ex.: auto-hemoterapia), r (ex.: auto-rádio) ou s (ex.: auto-satisfação).

Depois da aplicação das regras do Acordo Ortográfico de 1990, o prefixo auto- só se escreve com hífen antes de palavras iniciadas por o (ex.: auto-observação) ou h (ex.: auto-hemoterapia). Quando o prefixo é seguido de r ou s, estas consoantes são duplicadas (ex.: autorrádio, autossatisfação).




Elencar: Ultimamente, na empresa onde trabalho, tenho visto este verbo a ser usado, quer na forma escrita, quer na forma oral. Sinceramente duvido da sua existência, assim como desconheço o seu significado, e quando pergunto o mesmo a quem profere ou escreve esta palavra, dizem-me que provém do substantivo "elenco". Podem, por favor, comentar?
O verbo elencar surge atestado em vocabulários e em dicionários gerais de língua. Trata-se de um neologismo que se encontra bem formado, pois deriva do substantivo elenco, pela aposição regular (e altamente produtiva em português) do sufixo -ar, tendo o significado de "colocar em elenco ou numa lista", podendo ter como sinónimos os verbos catalogar, enumerar ou listar.