PT
BR
Pesquisar
Definições



apouquem

A forma apouquempode ser [terceira pessoa plural do imperativo de apoucarapoucar] ou [terceira pessoa plural do presente do conjuntivo de apoucarapoucar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
apoucarapoucar
( a·pou·car

a·pou·car

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Reduzir a pouco.

2. Fazer pouco de; amesquinhar.

3. Fazer perder o ânimo, desanimar.


verbo pronominal

4. Humilhar-se.

apouquemapouquem


Dúvidas linguísticas



Existe na língua portuguesa "dativo de interesse" tal como existe em castelhano?
Em português, o pronome de interesse é de uso bastante frequente, sobretudo num nível de linguagem mais coloquial. Em frases como come-me a sopa ou tu não me sejas bisbilhoteiro, o dativo de interesse, ou dativo ético, tem função meramente expressiva ou enfática. Este tipo de construção indica que a pessoa que fala está claramente interessada na exortação que faz ou na realização do seu desejo ou da sua vontade.



Quando um pessoa está sem dentes dizemos que está banguela. Se fosse masculino como devemos dizer? Ele é banguelo ou ele está banguela?
A palavra banguela, tal como poderá constatar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, pode ser utilizada como adjectivo de dois géneros ou como substantivo de dois géneros, o que significa que apenas varia em número (ex.: ele é banguela, ela é banguela, eles são banguelas, elas são banguelas). Existe ainda o sinónimo banguelo, registado, por exemplo, no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, variável quer em género quer em número (ex.: ele é banguelo, ela é banguela, eles são banguelos, elas são banguelas).