Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

apodíctico

apodícticoapodíctico ou apodíticoapodíctico | adj.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

a·po·díc·ti·co |cti| ou |ti|a·po·díc·ti·co |cti| ou a·po·dí·ti·co |ti|a·po·díc·ti·co |cti|


(grego apodeiktikós, -ê, -ón)
adjectivo
adjetivo

1. [Filosofia]   [Filosofia]  Que se assume como uma necessidade lógica por ser demonstrável ou evidente (ex.: proposição apodíctica).

2. Que convence por causa da sua evidência. = CONVINCENTE, EVIDENTE

3. Que não admite discussão ou refutação. = INCONTESTÁVEL, INDISCUTÍVEL, IRREFUTÁVEL




• Dupla grafia pelo Acordo Ortográfico de 1990: apodítico.
• Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: apodíctico.


• Grafia no Brasil: apodíctico.

• Grafia em Portugal: apodítico.
pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

puros, em particular do juízo apodíctico , produzem o juízo a priori «A soma dos três ângulos internos de um...

Em filosofar.blogs.sapo.pt

categorias com a ajuda da tábua de juízos puros, em particular do juízo apodíctico , produzem o juízo a priori «Cinco mais seis é igual a onze» (VALE...

Em filosofar.blogs.sapo.pt

...imperativos categóricos não se subdividem porque todo o imperativo categórico é, por sua vez, apodíctico ..

Em divagacoesligeiras.blogs.sapo.pt

Não seria tão apodíctico como Séneca..

Em NA PAZ, A VERDADE

...a posteriori e empírico (decorrente da experiência), e não um conceito a priori e apodíctico ..

Em perspectivas
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber qual é a grafia correcta para poster e seu plural, no sentido da apresentação destes posteres em congressos.
Além do anglicismo poster (“cartaz” ou “ampliação fotográfica”), os dicionários de língua portuguesa mais recentes registam ainda o seu aportuguesamento, que varia consoante se trate da norma europeia ou da norma brasileira do português. Assim, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa (Lisboa: Editorial Verbo, 2001), bem como o Grande Dicionário Língua Portuguesa (Porto: Porto Editora, 2004), propõem para a norma europeia do português o aportuguesamento póster (com indicação do plural pósteres) e o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2001), bem como o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa (Curitiba: Positivo, 2004), propõem para a norma brasileira do português o aportuguesamento pôster (com indicação do plural pôsteres).



Na frase "Houve movimentos financeiros entre todos os operadores, nacionais e estrangeiros", qual é o propósito da vírgula ali colocada? Poder-se-á concluir que a frase significa que houve movimentos financeiros entre todos os operadores nacionais, entre todos os operadores estrangeiros e entre todos os operadores nacionais e estrangeiros?
A questão colocada diz respeito, por um lado, ao uso da pontuação, nomeadamente da vírgula, e, por outro, à diferença entre os grupos adjectivais apositivos e os grupos adjectivais restritivos. Relativamente ao uso da vírgula em geral, poderá consultar a resposta vírgula antes da conjunção e.

No caso da frase em análise, a vírgula é usada para separar o aposto "nacionais e estrangeiros", constituído por dois adjectivos coordenados, do nome que está a qualificar. Este aposto não constitui uma restrição ao nome operadores, mas fornece informação adicional sobre o mesmo (trata-se de "todos os operadores", que poderão ser "nacionais ou estrangeiros"). Se porventura se tratasse de um adjectivo restritivo, isto é, que limita o significado do antecedente, não poderia ser separado do seu antecedente por vírgula (ex.: houve movimentos financeiros entre todos os operadores nacionais e não *houve movimentos financeiros entre todos os operadores, nacionais).

pub

Palavra do dia

al·var al·var


(alvo + -ar)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. De cor quase branca. = ALVACENTO, ALVADIO, ALVARINHO, ESBRANQUIÇADO

adjectivo de dois géneros e nome de dois géneros
adjetivo de dois géneros e nome de dois géneros

2. [Depreciativo]   [Depreciativo]  Que ou quem mostra pouca inteligência ou muita ingenuidade (ex.: cara alvar; não ia responder àquele alvar). = PARVO, PATETA, TOLO

nome masculino

3. [Viticultura]   [Viticultura]  Casta de uva branca.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/apod%C3%ADctico [consultado em 28-01-2022]