PT
BR
Pesquisar
Definições



apartamentinho

A forma apartamentinhoé [derivação masculino singular de apartamentoapartamento].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
apartamento1apartamento1
( a·par·ta·men·to

a·par·ta·men·to

)


nome masculino

1. Unidade residencial de um prédio, composta por uma ou mais divisões. = ANDAR

2. Cómodo, aposento individual.


apartamento conjugado

[Brasil] [Brasil] Apartamento composto por uma divisão equipada com kitchenette que serve de sala e de quarto de dormir e por uma casa de banho. (Equivalente no português de Portugal: estúdio.) = CONJUGADO

etimologiaOrigem etimológica:francês appartement.
apartamento2apartamento2
( a·par·ta·men·to

a·par·ta·men·to

)


nome masculino

1. Acto ou efeito de apartar. = APARTAÇÃO

2. Separação; despedida.

3. Ausência, retiro, solidão.

etimologiaOrigem etimológica:apartar + -mento.
apartamentinhoapartamentinho


Dúvidas linguísticas



Qual a diferença entre canhoto e esquerdino?
As palavras esquerdino e canhoto são sinónimas na acepção “que usa habitual ou preferencialmente a mão ou o pé esquerdo”.



Porque escrevemos Henrique com um r e não dois rr? Qual a regra?
A ortografia é um conjunto de regras convencionadas e, na maioria das vezes, é o utilizador da língua que mais lê e mais consulta obras de referência, como dicionários, prontuários e afins, que melhor conhece essas regras e que melhor escreve. Há, no entanto, algumas indicações úteis, no caso da letra r:

a) O erre simples (r) representa o som [R] (consoante vibrante velar) em início de palavra (ex.: rasar, régua, rua), a seguir a uma vogal nasal (ex.: Henrique, honra, tenro), ou em início de sílaba a seguir a uma consoante (ex.: israelita, melro).

b) O erre simples (r) representa o som [r] (consoante vibrante alveolar) em contexto intervocálico, antecedido de vogal oral (ex.: cara, puro), nos grupos consonânticos br, cr, dr, fr, gr, pr, tr e vr (ex.: abrir, credo, coldre, fraco, grua, imprimir, latrina, nevrose), ou em final de sílaba (ex.: cargo, partir, querer, surto); o erre simples nunca representa o som [r] em início de palavra.

c) O erre dobrado (rr) representa sempre o som [R] e apenas em contextos intervocálicos (ex.: barra, errado, mirra, socorro, urro), nunca em início de palavra ou depois de consoante.