Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

angiogénese

angiogéneseangiogênese | n. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

an·gi·o·gé·ne·se an·gi·o·gê·ne·se


(angio- + -génese)
nome feminino

[Medicina]   [Medicina]  Processo de desenvolvimento de novos vasos sanguíneo a partir de vasos existentes.


• Grafia no Brasil: angiogênese.

• Grafia no Brasil: angiogênese.

• Grafia em Portugal: angiogénese.

• Grafia em Portugal: angiogénese.
pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

Alguns autores defendem a teoria que mais que a neurogénese é a angiogénese o factor crítico na promoção da aprendizagem e memória..

Em O INDEFECTÍVEL

...inibindo a síntese de proteínas que atuam na formação do tumor e evita a angiogênese , que é a formação de novos vasos sanguíneos para alimentar o crescimento de...

Em conteudomix.blogs.sapo.pt

...imunológico, impedem danos ao ADN, retardam o crescimento das células cancerígenas e inibem a angiogénese ..

Em vidasaudavelportugal.blogs.sapo.pt

como estas células se alimentam, com o combustível… É a indução da angiogénese , que é o processo de formação de novos vasos sanguíneos..

Em lourenja

champô na mercearia do lado ao último artigo científico publicado sobre a angiogénese em tumores malignos, tudo se pode encontrar no mundo virtual..

Em samesame.blogs.sapo.pt
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Sou assíduo consultor do site da Priberam para dúvidas sobre significação de palavras. Mas não consegui entender a diferença entre as palavras aluguéis e alugueres. Poderiam por favor esclarecer-me?
Aluguéis é a forma do plural do substantivo aluguel. Alugueres é a forma do plural do substantivo aluguer. As duas palavras aluguel e aluguer são sinónimas, sendo a primeira mais usada no português do Brasil e a segunda no português de Portugal.



Inseri, no vosso corrector ortográfico, a palavra “desejante” que, há tempos, vi escrita, erradamente, em vez do adjectivo “desejoso”. Para surpresa minha, o citado corrector, no português de Portugal, não acusa o erro.
A palavra desejante, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, está averbada no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras e apresenta-se correctamente formada (através da aposição do sufixo -ante ao verbo desejar), daí a sua inclusão no léxico do corrector ortográfico do FLiP. O adjectivo desejante, cujo uso é bastante frequente (como se pode verificar através de pesquisas em corpora e motores de busca da Internet), partilha do significado do adjectivo desejoso (ex.: ela é uma pessoa desejosa de conhecimento = ela é uma pessoa desejante de conhecimento), apesar de este ser mais frequente e estar já consagrado pelo uso. Ambos resultam de processos regulares de derivação no português, pela junção, respectivamente, do sufixo -ante ao radical de um verbo e do sufixo -oso ao radical de um substantivo.
pub

Palavra do dia

pas·si·nhar pas·si·nhar


(passinho, diminutivo de passo + -ar)
verbo intransitivo

Dar passos muito pequenos; andar com pequenos passos. = PASSARINHAR, PASSARITAR

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/angiog%C3%A9nese [consultado em 01-12-2021]