PT
BR
Pesquisar
Definições



amígdalas

A forma amígdalasé [feminino plural de amígdalaamígdala].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
amígdalaamígdala
( a·míg·da·la

a·míg·da·la

)


nome feminino

1. [Anatomia] [Anatomia] Cada uma das massas de tecido linfóide em forma de amêndoa que se encontram na garganta (ex.: amígdala faríngea; amígdala palatina; amígdalas linguais laterais). = TONSILA

2. [Anatomia] [Anatomia] Designação dada a várias estruturas anatómicas com formato de amêndoa.

3. [Mineralogia] [Mineralogia] Cavidade relativamente pequena parcial ou completamente cheia de minerais secundários. = AMÊNDOA


amígdala cerebelar

[Anatomia] [Anatomia]  O mesmo que amígdala cerebelosa.

amígdala cerebelosa

[Anatomia] [Anatomia]  Cada um dos dois conjuntos de substância cinzenta situados na parte mais profunda dos lobos temporais.

etimologiaOrigem etimológica:latim amygdala, -ae, do grego amugdále, -es, amêndoa.
Nota: No português do Brasil, são usadas as duas grafias: amígdala e amídala.

Auxiliares de tradução

Traduzir "amígdalas" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Como deve ser escrito o nome da ferramenta usada para retirar polia de um eixo: sacapolia, saca-polia ou saca polia?
A grafia correcta, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários por nós consultados, deverá ser saca-polia, por analogia com outras palavras formadas a partir de saca, forma do verbo sacar, que significa “extrair, tirar”: saca-bocado(s), saca-molas, saca-rolhas, etc. Esta grafia é também justificada pela tendência para hifenizar compostos do tipo verbo + substantivo, como abre-latas, bate-boca, cata-vento, guarda-chuva, porta-bandeira, etc.



Na frase Estás em casa?, ao respondermos Estou, sim, a vírgula deve aparecer na resposta ou não? Outro exemplo: Queres? e a resposta: Quero sim.
Segundo alguns gramáticos, como Celso Cunha e Lindley Cintra na Nova Gramática do Português Contemporâneo (14.ª ed., Lisboa, Edições João Sá da Costa, 1998, p. 646), a vírgula deve ser usada em frases curtas deste tipo, sendo uma forma de realçar a resposta afirmativa (já contida nas formas verbais estou e quero) à questão colocada. De facto, as frases são afirmativas quando não têm uma partícula de negação; o advérbio de afirmação sim não está, por isso, a modificar directamente o verbo, como estariam os advérbios destacados em frases como Não estou ou Quero urgentemente, sendo antes usado como forma de enfatizar ou intensificar toda a oração.