Significado de amontoe-no-los

    A forma amontoe-no-lospode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de amontoaramontoar], [terceira pessoa singular do imperativo de amontoaramontoar] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de amontoaramontoar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    amontoaramontoar
    ( a·mon·to·ar

    a·mon·to·ar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Pôr em monte ou montão.

    2. Juntar coisas sem ordem nem escolha.

    3. Entesourar.

    4. Apresentar com abundância.

    verbo intransitivo e pronominal

    5. Transformar-se em monte.

    6. Acumular riquezas.

    7. Aumentar de volume.

    8. Multiplicar-se; reunir-se em grande número.

    etimologiaOrigem:a- + montão + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "amontoe-no-los" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    amota | n. f.

    Aterro ou dique à borda de um rio, destinado a impedir inundações....


    achega | n. f. | n. f. pl.

    Aditamento; subsídio; auxílio....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "amontoe-no-los" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Ainda ontem tive uma pequena discussão com uma amiga acerca da maneira de como se escreve ou como se diz uma palavra. A palavra em questão é o nome a que se chama ao aquecimento do interior de um carro. Será chofagem ou sofagem, ou ainda outra?


      Relativamente às entradas cò e co- do dicionário, tenho duas dúvidas que gostaria me pudessem esclarecer:
      1.ª Em que base do Acordo Ortográfico de 1990 se especifica que as contrações deixam de levar acento grave?
      2.ª Se co- leva hífen antes de h, por que motivo é coabitação e não pode ser coerdeiro? Adicionalmente, creio que no Acordo Ortográfico de 1990 se estabelece que co é exceção, e não leva hífen antes de o.