Significado de amimar-se-lhas

    A forma amimar-se-lhaspode ser [infinitivo de amimaramimar], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de amimaramimar], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de amimaramimar], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de amimaramimar] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de amimaramimar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    amimaramimar
    ( a·mi·mar

    a·mi·mar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Dar mimo, carinho a. = ACARINHAR

    2. Fazer afagos, carinhos em. = ACARICIAR, AFAGAR

    = SinónimoSinônimo geral: MIMAR

    etimologiaOrigem:a- + mimo + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "amimar-se-lhas" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    ameninado | adj.

    Que tem modos ou aparência de menino....


    Pessoa que se estima muito, que se amima, que se apaparica....


    amimador | adj. n. m.

    Que ou aquele que amima....


    mimado | adj. | adj. n. m.

    Que se mimou....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "amimar-se-lhas" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Tenho dúvidas quanto ao significado do termo "desalargar" dado pelo dicionário. Não sou nenhum especialista na língua portuguesa, mas penso que desalargar não significa "alargar, tornar mais largo". Para mim, faz mais sentido o oposto, até porque o prefixo deste verbo ("des-"), tanto quanto sei, nega o verbo alargar; ou estou enganado?


      Tenho duas questões a colocar-vos, ambas directamente relacionadas com um programa televisivo sobre língua portuguesa que me impressionou bastante pela superficialidade e facilidade na análise dos problemas da língua. Gostaria de saber então a vossa avisada opinião sobre os seguintes tópicos: 1) no plural da palavra "líder" tem de haver obrigatoriamente a manutenção da qualidade da vogal E? 2) poderá considerar-se que a expressão "prédio em fase de acabamento" é um brasileirismo?