PT
BR
Pesquisar
Definições



amadorazinha

A forma amadorazinhaé [derivação feminino singular de amadoramador].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
amadoramador
|ô| |ô|
( a·ma·dor

a·ma·dor

)


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

1. Que ou o que ama; que ou o que gosta muito de algo ou de alguém. = AMANTE, APRECIADOR

2. Que ou aquele que, por gosto e não por profissão, exerce qualquer ofício ou arte.

3. Que ou o que revela inexperiência em algum assunto ou actividade.


adjectivoadjetivo

4. Que é praticado ou exercido por gosto e não profissionalmente (ex.: desporto amador; teatro amador).

etimologiaOrigem etimológica:amar + -dor.


Dúvidas linguísticas



Qual a forma correta: "Ela é mais alta do que ele" ou "Ela é mais alta que ele"?
Ambas as frases estão correctas porque tanto a conjunção que quanto a locução conjuncional do que introduzem o segundo termo de uma comparação, conforme pode verificar clicando na hiperligação para o Dicionário Priberam.

Geralmente, do que pode ser substituído por que: este é ainda pior do que o outro = este é ainda pior que o outro, é preferível dizer a verdade do que contar uma mentira = é preferível dizer a verdade que contar uma mentira.

No entanto, quando o segundo termo da comparação inclui um verbo finito, como em o tecido era mais resistente do que parecia, a substituição da locução do que por que não é possível e gera agramaticalidade: *o tecido era mais resistente que parecia.




Quero usar Mundo Afora como nome de uma agência de viagens e intercâmbio. Nesse caso, afora tem sentido de exclusão? Esse nome será um erro?
Não há qualquer motivo para considerar errada a designação mundo afora. A palavra afora tem o significado ‘para fora ou pelo exterior’ (ex.: atirou a roupa pela janela afora) ou ‘através de uma extensão ou duração’ (ex.: decidiu viajar pelo mundo afora; pela vida afora conheceu muitos países). Afora só terá sentido de exclusão, sendo sinónimo de excepto, quando usado como preposição (ex.: não convidou ninguém para a festa afora os familiares).