PT
BR
Pesquisar
Definições



ajeitar-me

A forma ajeitar-mepode ser [infinitivo de ajeitarajeitar], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de ajeitarajeitar], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de ajeitarajeitar], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de ajeitarajeitar] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de ajeitarajeitar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
ajeitarajeitar
( a·jei·tar

a·jei·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Pôr a jeito; acomodar.


verbo pronominal

2. Acomodar-se; preparar-se.

Confrontar: azeitar.
ajeitar-meajeitar-me

Auxiliares de tradução

Traduzir "ajeitar-me" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Agradeço o favor de me explicarem qual a origem do termo "reguila".
O termo reguila, usado como adjectivo (ex: nunca vi menina tão reguila) ou como substantivo (ex.: a turma dos reguilas portou-se muito bem na viagem de estudo), designa um indivíduo de temperamento irrequieto, traquinas ou difícil, aplicando-se especialmente a crianças. A origem do termo não é clara, podendo tratar-se de uma forma variante de reguinga, a qual, por sua vez, pode ser uma derivação regressiva de reguingar, termo também de origem obscura.



Uma vez, conversando com uma pessoa que eu não conheço na Internet, ele me disse a seguinte frase: "... não faça pré-concepções prematuras". Ele quis dizer para eu não criar uma imagem dele sem conhecê-lo. Achei isso um pleonasmo. Ele disse que não, pois indica que eu fiz uma concepção antecipada e fora do tempo. Mesmo sendo estranho a pronúncia ele estava certo?
Uma pré-concepção (ou preconceito) é um conceito criado previamente ou sem fazer um exame. No entanto, isto não quer dizer que seja necessariamente prematuro, pois este adjectivo indica que foi feito antes do tempo próprio (se se entender que pode haver um tempo próprio para fazer preconcepções). Apesar de a expressão "preconcepção prematura" poder parecer pleonástica, não o é necessariamente.