Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
oculo-oculo- | elem. de comp.
óculoóculo | s. m. | s. m. pl.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

oculo- oculo-
(latim oculus, -i, olho, vista)
elemento de composição

Exprime a noção de olho ou de vista (ex.: oculofacial).


ó·cu·lo ó·cu·lo
(latim oculus, -i, olho, vista)
substantivo masculino

1. Instrumento composto de lente para auxílio da vista.

2. Janela ovalada.

3. Abertura circular ou ovalada em parede.Ver imagem

4. [Marinha]   [Marinha]  Abertura (na portinhola) por onde sai a boca do canhão.

5. Pequeno dispositivo circular equipado com uma lente, que se coloca nas portas para permitir ver, sem ser visto, quem está do outro lado da porta.Ver imagem = OLHO MÁGICO


óculos
substantivo masculino plural

6. Dispositivo óptico composto por um par de lentes, correctivas ou de protecção, sustentadas por hastes que se adaptam à parte posterior das orelhas (ex.: ajeitou os óculos na ponta do nariz).Ver imagem


óculos de sol
Óculos de lentes escuras para protegerem os olhos do excesso de luminosidade solar.Ver imagem

óculos escuros
O mesmo que óculos de sol.


Ver também dúvida linguística: óculos.
pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "óculo" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


De acordo com as regras de colocação pronominal, usa-se próclise após advérbios e ênclise após gerúndios, sem o EM. Sendo assim, como ficaria a frase: quase o arrastando ou quase arrastando-o?
No português de Portugal, se não houver algo que atraia o clítico para outra posição, a posição padrão é a ênclise, isto é, a colocação do clítico depois do verbo (ex.: Ele arrastou-o).

Para o português do Brasil, a posição padrão é a próclise, isto é, a colocação do clítico antes do verbo (ex.: Ele o arrastou).

Tanto na norma de Portugal, como na norma do Brasil, a maioria dos advérbios e das preposições têm a propriedade de atrair o clítico, motivo pelo qual, com a utilização do gerúndio antecedido da preposição em ou do advérbio quase, o clítico é habitualmente colocado antes da forma verbal (ex.: em o arrastando; quase o arrastando).




Deve-se dizer Estou convencido que ... ou Estou convencido de que ...?
A dúvida colocada diz respeito à regência do adjectivo convencido. Este adjectivo, tal como o verbo convencer, o substantivo convicção ou o adjectivo sinónimo convicto, todos com a mesma raiz etimológica, constrói-se com a preposição de (ex.: estou convencido/convicto da inocência do arguido, o advogado convenceu o júri da inocência do arguido, tenho a convicção da inocência do arguido).

Quando o complemento do adjectivo, do verbo ou do substantivo é uma oração subordinada completiva finita introduzida pela conjunção que, é frequente a elisão da preposição de (ex.: estou convencido/convicto [de] que o arguido é inocente, o advogado convenceu o júri [de] que o arguido é inocente, tenho a convicção [de] que o arguido é inocente).

Não sendo este um fenómeno exclusivo destas palavras (poderá, por exemplo, ocorrer com palavras como certeza, certificar, esquecer-se ou gostar, entre outras), deve, no entanto, ser evitado em registos formais ou cuidados, pois o seu uso não é consensual. Apesar disto, alguns destes contextos já surgem registados em alguns dicionários recentes, sobretudo relativamente ao verbo gostar.

pub

Palavra do dia

su·bóp·ti·mo |ót| su·bó·ti·mo su·bó·ti·mo
(latim optimus, -a, -um, superlativo de bonus, -a, -um, bom)
adjectivo
adjetivo

Que não atinge a mais alta qualidade; que corresponde a um padrão abaixo de óptimo (ex.: o desempenho ainda está num nível subóptimo).


• Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: subótimo.
• Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: subóptimo.


• Grafia no Brasil: subótimo.

• Grafia em Portugal: subóptimo.
pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/%C3%B3culo [consultado em 27-06-2019]