PT
BR
Pesquisar
Definições



agro-sanitário

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
agro-sanitárioagrossanitárioagrossanitário
( a·gro·-sa·ni·tá·ri·o a·gros·sa·ni·tá·ri·o

a·gros·sa·ni·tá·ri·o

)


adjectivoadjetivo

Que serve para combater as pragas ou para aumentar a produtividade agrícola. = FITOSSANITÁRIO

etimologiaOrigem etimológica:agro- + sanitário.
sinonimo ou antonimo Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: agrossanitário.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: agro-sanitário.
grafiaGrafia no Brasil:agrossanitário.
grafiaGrafia em Portugal:agro-sanitário.
agro-sanitárioagro-sanitário

Auxiliares de tradução

Traduzir "agro-sanitário" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Com o novo acordo ortográfico, como fica o verbo "prover" na terceira pessoa do plural no presente do indicativo? "proveem" (assim como ver -> veem) ou "provêem"?
Segundo o ponto 7.º da base IX do Acordo Ortográfico de 1990, as formas verbais terminadas em -êem deixam de ser acentuadas. É o caso da terceira pessoa do plural do presente do indicativo do verbo ver, que perde o acento circunflexo (vêem -> veem), dos verbos que se conjugam pelo mesmo paradigma (como antever, circunver, desprover, entrever, prever, prover, rever) e também dos verbos crer, ler e seus derivados (crêem -> creem, treslêem -> tresleem). Esta alteração aplica-se também à terceira pessoa do plural do presente do conjuntivo do verbo dar (dêem -> deem) e aos seus derivados (como antedar, desdar, redar, satisdar).

O conjugador online do FLiP pode ser uma ajuda a considerar nestes casos de dúvida. Funciona para português europeu e para português do Brasil, em ambos os casos com e sem o novo Acordo Ortográfico.




Por vezes somos abordados desta forma: Deseja um café? Sim senhora, trago-lhe já. Sendo eu um indivíduo do sexo masculino, qual é a resposta correcta para esta questão e quais os erros que estão em causa?
As palavras senhor ou senhora são usadas como formas de tratamento de cortesia em relação a alguém a quem nos dirigimos. Assim, devem concordar em género e número com o destinatário da mensagem (ex.: As senhoras desejam chá? [sendo o destinatário feminino plural]; O senhor dá-me licença? [sendo o destinatário masculino singular]).

Na frase em questão na sua dúvida, trata-se de uma resposta dada coloquialmente (ex.: sim, senhora, trago-lhe já; não, senhores, não podem fazer isso), mas que mantém a forma de tratamento e deve obedecer à concordância lógica com o destinatário, pelo que a frase deverá ser, com um destinatário do sexo masculino, Sim, senhor, trago-lhe já.