Significado de afadiste-no-la

    A forma afadiste-no-lapode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de afadistarafadistar], [terceira pessoa singular do imperativo de afadistarafadistar] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de afadistarafadistar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    afadistarafadistar
    ( a·fa·dis·tar

    a·fa·dis·tar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo e pronominal

    Dar ou adquirir hábitos ou ares de fadista.

    etimologiaOrigem:a- + fadista + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    afadistado | adj.

    Que tem modos ou hábitos de fadista....


    afadistar | v. tr. e pron.

    Dar ou adquirir hábitos ou ares de fadista....

    Histórico de pesquisas

    A palavra "afadiste-no-la" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Peço auxílio para a composição de palavras com prefixos gregos e latinos. Quando são em justaposição e quando são em aglutinação? Minha dúvida neste momento é com a palavra intra + esclerótico.


      Sou de Recife e recentemente tive uma dúvida muito forte ao pensar sobre uma palavra: xexeiro, checheiro ou seixeiro (não sei na verdade como se escreve e se tem, realmente, uma forma correta). Essa palavra é usada para dizer quando uma pessoa é "caloteiro", mau pagador. Em Recife é comum ouvir isso das pessoas: fulano é um "xexeiro". Gostaria de saber de onde surgiu esse termo. Fiquei pensando o seguinte: seixo é uma pedra dura e lisa e quando uma pessoa está com pouco dinheiro dizem que ela está "lisa" ou "dura". Então na verdade o certo seria seixeiro. Essa é a minha dúvida.