Significado de aduzira-se-mo

    A forma aduzira-se-mopode ser [primeira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de aduziraduzir] ou [terceira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de aduziraduzir].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    aduziraduzir
    ( a·du·zir

    a·du·zir

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    Apresentar, expor.

    etimologiaOrigem:latim adduco, -ere.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    invocação | n. f.

    Chamamento que se dirige a quem ou ao que desejamos que se manifeste ou nos venha em auxílio....


    adutor | adj. n. m.

    Que ou o que aduz....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "aduzira-se-mo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      Ao considerar a palavra Aristo uma palavra do dicionário português (honra seja feita à marca austríaca desde 1862) não estamos a incorrer no erro de usar uma marca para definir algo? Imaginem: Em vez de significado de gasosa com sabor a cola, usarmos uma das marcas que exstem no mercado. Ainda mais injusto quando uma das referências que existe é: ... aristo tipo"rotring" ... (Rötring, como sabemos outra marca, desta vez alemã).