Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub

administrar

administraradministrar | v. tr.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ad·mi·nis·trar ad·mi·nis·trar

- ConjugarConjugar

verbo transitivo

1. Exercer a administração de.

2. Dirigir superiormente.

3. Subministrar, conferir.

4. Ministrar, aplicar.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "administrar" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...estes senhores de farda e de pijama não foram preparadas nem estão capacitados para administrar políticas públicas, e muito menos ainda para fazer política partidária ou parlamentar..

Em blog0news

...os vitoriosos aliados da Segunda Guerra Mundial , que se juntaram para decidir como administrar a Alemanha , que tinha se rendido incondicionalmente nove

Em Geopedrados

Controle de custos, coletar e administrar todos os dados, liderança exemplar, nada de vazamentos

Em Caderno B

O Reino Unido prepara-se para vacinar 32 milhões de pessoas com a terceira dose a partir de setembro. Será assim o primeiro país do mundo a reforçar a vacinação contra a covid-19. O Reino Unido já tem um plano para reforçar a vacinação contra a covid-19 e prepara-se para dar uma terceira dose da vacina a 32 milhões de …

Em VISEU, terra de Viriato.

...Esse recurso ajudou a dar um respiro para que os artesões e artesãs pudessem administrar esse período tão difícil

Em Caderno B
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Qual o significado e origem da locução latina "et al", e como deve ser lida?
A abreviatura et al., redução da expressão latina et alii que significa literalmente “e outros”, é usada em referências bibliográficas para indicar que uma obra tem outros autores para além dos que são explicitamente nomeados (ex.: Maria Helena Mira MATEUS et al., Gramática da Língua Portuguesa, Lisboa: Editorial Caminho, 5.ª ed., 2003; Maria Helena Mira MATEUS, Ana Maria BRITO, Inês DUARTE, Isabel Hub FARIA et al., Gramática da Língua Portuguesa, Lisboa: Editorial Caminho, 5.ª ed., 2003; refira-se que a obra citada tem 9 autores).
A leitura desta abreviatura deve corresponder à forma por extenso (et alii), dado que às abreviaturas não corresponde uma leitura abreviada, mas a leitura daquilo que representam (por exemplo, à 5.ª ed. corresponderá a leitura quinta edição).




Situemo-nos na área da arquitectura ou da engenharia civil. Imaginemos que falamos de uma tela retesada. Sob tensão. Será erro clamoroso (claro que, clamoroso ou não, pouco importa. Sendo erro...) Mas dizia eu: será erro nesse caso dizer e escrever "tela tensionada"?
Como poderá verificar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, o verbo tensionar (homófono de tencionar), formado a partir da aposição do sufixo -ar à forma latina tensio, -onis (tensão), tem o significado “deixar ou ficar sob tensão”.

É possível usar este verbo com qualquer material passível de extensão ou tensão (ex.: o fio tensionou-se mas não partiu; a altura do salto é controlada pelo monitor, tensionando o cabo), como revelam pesquisas em corpora e em motores de pesquisa da Internet.

O Dicionário Priberam regista também o adjectivo tensionado, particípio de tensionar, com o significado “que está sob tensão; que se tensionou”, pelo que a expressão tela tensionada está correcta.

pub

Palavra do dia

pa·ra·lip·se pa·ra·lip·se


(grego paráleipsis, -eos, negligência, esquecimento, omissão)
nome feminino

[Retórica]   [Retórica]  Figura de retórica pela qual se fixa a atenção num assunto ou objecto, fingindo não se ocupar dele. = PRETERIÇÃO

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/administrar [consultado em 29-07-2021]