Significado de acurvamos-vo-lo

    Será que queria dizer acurvámos-vo-lo?

    A forma acurvamos-vo-lopode ser [primeira pessoa plural do presente do indicativo de acurvaracurvar] ou [primeira pessoa plural do pretérito perfeito do indicativo de acurvaracurvar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    acurvaracurvar
    ( a·cur·var

    a·cur·var

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo, intransitivo e pronominal

    1. Fazer curvar ou tornar-se curvo. = ARQUEAR, CURVAR, DOBRAR, ENCURVAR, VERGARDESCURVAR, DESENCURVAR, ENDIREITAR

    2. [Figurado] [Figurado] Impor ou sofrer derrota. = ABATER, HUMILHAR

    verbo intransitivo

    3. [Figurado] [Figurado] Dar-se por vencido ou dominado. = CEDER, SUBMETER, SUCUMBIR

    etimologiaOrigem:a- + curvo + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    acurvar | v. tr., intr. e pron. | v. intr.

    Fazer curvar ou tornar-se curvo....

    Histórico de pesquisas

    A palavra "acurvamos-vo-lo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber se a palavra "pixel" existe em português e qual é o seu plural. Em muitas ocasiões aparece "pixeis" mas sendo uma palavra de origem inglesa o seu plural não deveria ser "pixels"?


      Gostava de saber se está correcta a repetição da preposição pelo na formulação a seguir: No quadro do seu périplo pelo Ruanda, pelo Burundi, pela RD Congo e pela Tanzânia, o fulano vai encontrar-se com o sicrano.