Significado de achatara-se-mos

    A forma achatara-se-mospode ser [primeira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de achatarachatar] ou [terceira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de achatarachatar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    achatarachatar
    ( a·cha·tar

    a·cha·tar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo e pronominal

    Tornar ou ficar chato ou plano. = ALISAR, APLANAR

    etimologiaOrigem:a- + chato + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "achatara-se-mos" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    Tornado chamorro; semelhante a chamorro....


    lamelípede | adj. 2 g.

    De pés achatados como lâminas....


    nacho | adj.

    De nariz achatado....


    raseiro | adj.

    Que tem pouco fundo (ex.: embarcação raseira)....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "achatara-se-mos" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      Gostaria de esclarecer algumas dúvidas relacionadas à ortografia dos vocábulos tecno-social e socioideológico. Além disso, gostaria de consultá-los sobre a ortografia de trouxada ("Ia eu, em rapazola, e mais outro, levando uma vaca caracu, trouxada e afrontada...") e iapa ("Às vezes, é o descuidado cavaleiro que já vai todo tranqüilo assobiando, quando a iapa do velho toca uma caixa de marimbondos que ferram o danado do cavalo, que dana a pular e larga o cabra na poeira.").
      Estes exemplos foram tirados de dois contos regionalistas e não encontro registro dessas palavras em nenhum dicionário.