Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

acará

acaráacará | n. m.
acaráacará | n. m.
Será que queria dizer acara?
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

a·ca·rá a·ca·rá 1


(tupi aka'ra)
nome masculino

[Ictiologia]   [Ictiologia]  Designação vulgar de vários peixes teleósteos da família dos ciclídeos, que se podem encontrar em rios e lagos do Brasil.


a·ca·rá a·ca·rá 2


(ioruba akara)
nome masculino

1. [Brasil]   [Brasil]   [Culinária]   [Culinária]  Bolinho feito com massa de feijão-frade, cebola e sal, frito em óleo de palma. = ACARAJÉ

2. [Brasil]   [Brasil]   [Religião]   [Religião]  Pedaço de algodão ardente que, nos rituais do candomblé, é engolido para confirmação da presença do orixá.

pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

Surat permohonan bantuan dana dalam pelaksanaan suatu acara atau kegiatan tertentu ada beberapa faktor yang mempengaruhi kelancaran pelaksanaan acara atau kegiatan tersebut..

Em Luiz Martins

...Dalam Bahasa Inggris Dan Artinya Englishiana 9 Contoh Invitation Card Bahasa Inggris Dalam Berbagai Acara Bukuinggris Co Id 10 Contoh Undangan Pernikahan Bahasa Inggris Dan Artinya Contohtext Contoh Invitation...

Em Luiz Martins

Selain itu kami juga membagikan berita acara serah terima blangko ijazah yang..

Em Luiz Martins

Concessionários da República Argentina ( ACARA ), 7..

Em www.caminhoes-e-carretas.com

...58 , prefixo PP-CMS , foi encontrado neste final de semana em uma comunidade do Acaraçú, na Zona Rural de Acará , no nordeste paraense..

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Qual é o superlativo absoluto sintético do adjectivo miúdo?
O adjectivo miúdo admite o superlativo regular miudíssimo e o irregular minutíssimo, derivado do superlativo latino minutissimus, do adjectivo minutus, que está na origem etimológica de miúdo.



Monitorar ou monitorizar?
Os verbos monitorar e monitorizar são formações correctas a partir do substantivo monitor, a que se junta o sufixo verbal -ar ou -izar, e têm o mesmo significado, pelo que são sinónimos. A opção por um ou por outro cabe ao utilizador; no entanto, os dicionários que seguem a norma europeia da língua portuguesa parecem preferir a forma monitorizar, pois é esta a única forma que aparece registada no Grande Dicionário Língua Portuguesa (Porto Editora, 2004) ou no Grande Vocabulário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado (Âncora Editora, 2001) e a edição portuguesa do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Círculo de Leitores, 2002) remete monitorar para monitorizar. Os dicionários que seguem a norma brasileira da língua portuguesa remetem geralmente monitorizar para monitorar, como é o caso da edição brasileira do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Objetiva, 2001) ou do Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa (Positivo, 2004).
pub

Palavra do dia

re·fu·gar re·fu·gar


(latim refugo, -are)
verbo transitivo

1. Pôr de parte. = DESPREZAR, REJEITAR

2. [Brasil]   [Brasil]  Separar, apartar (ex.: refugar o gado).

Confrontar: refogar.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/acar%C3%A1 [consultado em 22-01-2022]