Significado de acanele-se-tos

    A forma acanele-se-tospode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de acanelaracanelar], [terceira pessoa singular do imperativo de acanelaracanelar] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de acanelaracanelar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    acanelaracanelar
    ( a·ca·ne·lar

    a·ca·ne·lar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Dar a cor de canela a.

    2. Cobrir com canela em pó.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    acaneladura | n. f.

    Ato ou efeito de acanelar; caneladura....


    acanelar | v. tr.

    Dar a cor de canela a....


    goivar | v. tr.

    Acanelar com goiva....


    acanelado | adj. | n. m.

    Que tem a cor acastanhada da canela em pó....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "acanele-se-tos" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      Na definição da palavra "vinil" (https://dicionario.priberam.org/vinil), no ponto 3 apresentam o seguinte texto:
      "Disco fonográfico feito desse material (ex.: tinha todos os vinis do seu músico preferido)."
      Ora, esta palavra (vinis) simplesmente não existe. Assim como é errado usar a palavra vinil para se referir a um disco de vinil. Vinil é apenas o material do qual os discos são feitos. O exemplo que apresentam é muito usado actualmente, mas infelizmente está incorrecto. Assim, o termo certo para se referir a este fonograma é "disco" ou "disco de vinil". Nunca "um vinil" e muito menos "os vinis".