PT
BR
Pesquisar
Definições



abdômen

Será que queria dizer abdómen?
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
abdómenabdômen
( ab·dó·men

ab·dô·men

)


nome masculino

1. [Anatomia] [Anatomia] Parte do corpo humano que encerra os intestinos. (Divide-se em três zonas: epigástrica, umbilical e hipogástrica.) = BARRIGA, VENTRE

2. [Entomologia] [Entomologia] Parte posterior do corpo dos insectos.

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: ABDOME

etimologiaOrigem etimológica:latim abdomen, -inis.

vistoPlural: abdômenes ou abdomens.
iconPlural: abdómenes.
grafiaGrafia no Brasil:abdômen.
grafiaGrafia no Brasil:abdômen.
grafiaGrafia em Portugal:abdómen.
grafiaGrafia em Portugal:abdómen.
abdômenabdômen

Auxiliares de tradução

Traduzir "abdômen" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Os pronomes de tratamento (como V. exa.) devem ser inscritos em maiúsculas ou minúsculas?
As formas de tratamento são palavras ou locuções que o falante usa para interpelar a(s) pessoa(s) ou entidade(s) a quem se dirige.

Esta categoria inclui os pronomes pessoais de segunda pessoa (tu, vós), e ainda os pronomes de tratamento, isto é, outros pronomes pessoais de segunda pessoa (você, vocês) e também palavras e locuções (ex.: Excelência, o senhor, Vossa Senhoria) que obrigam à concordância do verbo com a terceira pessoa (ex.: você foi incorrecto, o senhor está bem?).

As formas de tratamento são usualmente grafadas em maiúsculas (ex.: Vossa Alteza), excepto quando se trata de pronomes pessoais ou de locuções como o senhor, a senhorita (ex.: você vem connosco; a menina pode dizer-me as horas?).




Qual a forma correcta de colocar a frase: informamos que o seu cheque nos foi devolvido ou informamos que o seu cheque foi-nos devolvido.
Das construções frásicas que refere, a mais correcta é a que usa a próclise, isto é, a que apresenta o clítico antes da flexão do verbo ser (informamos que o seu cheque nos foi devolvido), visto que existe nesta frase uma conjunção subordinativa completiva (a conjunção que), responsável pela atracção do clítico para antes da locução verbal.