Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

abdico

1ª pess. sing. pres. ind. de abdicarabdicar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ab·di·car ab·di·car

- ConjugarConjugar

(latim abdico, -are, renegar, não reconhecer, deserdar, renunciar a)
verbo transitivo

1. Renunciar o poder soberano.

2. Desistir de; renunciar a.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "abdico" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...que envolve o clube em absoluta Liberdade pautada por uma responsabilidade de que não abdico nem abdicarei nunca..

Em Depois Falamos

PARA MIM AUTONOMIA É UMA META UM PRICÌPIO UM VALOR ALGO DE QUE NÂO ABDICO SEJA SOB QUE PRETEXTO FOR ..

Em Reencontros

No fundo não sinto que precise de presentes, abdico sem tristeza nenhuma, tenho a sorte de poder comprar quase todas as coisas que...

Em www.amacadeeva.pt

Como referi numa publicação anterior, enquanto adepto e sócio, não abdico do direito de criticar quando acho que o devo fazer, mas também não deixo...

Em Sangue LEONINO

Ora, dessa posição não abdico por viver num país em que ainda é permitido o direito à liberdade de...

Em De Rerum Natura
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


É indiferente a utilização indistinta dos verbos levantar e alevantar, rebentar e arrebentar?
As palavras que referiu são sinónimas duas a duas (alevantar = levantar, arrebentar = rebentar), sendo as formas iniciadas por a- variantes formadas pela adjunção do prefixo protético a-, sem qualquer alteração de sentido. A estas palavras podem juntar-se outros pares, como ajuntar/juntar, amostrar/mostrar, arrecuar/recuar, assoprar/soprar, ateimar/teimar, etc.

As formas com o elemento protético a- são geralmente consideradas mais informais ou características do discurso oral, devendo por isso ser evitadas em contextos que requerem alguma formalidade ou em que se quer evitar formas menos consensuais.

Apesar deste facto, não podemos fazer uma generalização destes casos para o uso do prefixo, uma vez que o prefixo a- pode ter outros valores, como os de aproximação, mudança (ex.: abaixo < a- + baixo, acertar < a- + certo + -ar) ou de privação, negação (ex.: atemporal < a- + temporal, assexuado < a- + sexuado), em que já não se trata de variação, mas de derivação.




Recentemente encontrei uma palavra escrita de duas maneiras diferentes, ambas referentes a um mamífero conhecido: ouriço-cacheiro e ouriço-caixeiro. Gostaria de saber se está correcto utilizar ambas as representações.
A forma correcta é ouriço-cacheiro, uma vez que esta é a designação de várias espécies de pequenos mamíferos que se enrolam quando pressentem perigo, escondendo-se sob os espinhos. A palavra é composta por justaposição do substantivo ouriço e do adjectivo cacheiro, que significa "que se esconde". A forma *ouriço-caixeiro é incorrecta, como indica o asterisco, e resulta da confusão entre as palavras parónimas (têm pronúncia e grafia semelhantes) cacheiro e caixeiro, sendo esta última um substantivo que designa geralmente uma pessoa que efectua vendas ao público ou uma pessoa que fabrica caixas ou que trabalha com elas.
pub

Palavra do dia

ter·sol ter·sol


(terso + -ol)
nome masculino

[Liturgia católica]   [Liturgia católica]  Toalha de altar usada para o sacerdote enxugar as mãos. = MANUTÉRGIO

Plural: tersóis.Plural: tersóis.
Confrontar: terçol.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/abdico [consultado em 21-09-2021]