Significado de abcedia-se-tas

    A forma abcedia-se-taspode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de abcederabceder] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de abcederabceder].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    abcederabceder
    |ê| |ê|
    ( ab·ce·der

    ab·ce·der

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo intransitivo

    Transformar-se em abcesso; supurar.

    etimologiaOrigem:latim abscedo, -ere, afastar-se, ir-se embora, escapar, transformar-se em abcesso.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    abceder | v. intr.

    Transformar-se em abcesso; supurar....


    absceder | v. intr.

    O mesmo que abceder....

    Histórico de pesquisas

    A palavra "abcedia-se-tas" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Na frase que se segue, como devem ser conjugados os verbos jogar e vibrar? Fiquei observando Vítor, Rose e Flávia jogar e vibrar com o jogo. E nesta outra frase, o verbo tivera foi empregado de maneira correta? Ana melhorou, mas tivera que ficar internada em repouso pois estava doente.


      No vosso conversor para a nova ortografia, e em muitas respostas a dúvidas, utilizam a expressão "português europeu", por oposição a português do Brasil ou português brasileiro. Tenho visto noutros sítios a expressão português luso-africano. Não será mais correcta?