Significado de abandeirem-vo-lo

    A forma abandeirem-vo-lopode ser [terceira pessoa plural do imperativo de abandeirarabandeirar] ou [terceira pessoa plural do presente do conjuntivo de abandeirarabandeirar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    abandeirarabandeirar
    ( a·ban·dei·rar

    a·ban·dei·rar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    Embandeirar.

    etimologiaOrigem:a- + bandeira + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    Histórico de pesquisas

    A palavra "abandeirem-vo-lo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber se existe registo da palavra "esmandrigado" com o significado de mal arranjado, mal pronto, e como é a real grafia da palavra. Usei-a muito na minha infância na cidade do Porto e ainda a uso. Será uso indevido??


      Tenho uma dúvida na utilização dos pronomes "lhe" ou "o". Por exemplo, nesta frase, qual é a forma correta: "para Carlos não lhe perturbava a existência, ou mesmo a necessidade dos movimentos da vanguarda" ou " para Carlos não o perturbava a existência, ou mesmo a necessidade dos movimentos da vanguarda"?