Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
Palavra não encontrada. Sugerir a inclusão no dicionário da palavra pesquisada.
pub

Dúvidas linguísticas


Na frase "Isto não lhe arrefece o ânimo", qual é o sujeito?
A frase que refere é apresentada na Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra (Lisboa: Ed. João Sá da Costa, 1998, 14.ª ed., p. 126), como exemplo de uma frase em que um pronome demonstrativo (isto) tem função de sujeito. Há vários critérios para identificar o sujeito numa frase, nomeadamente critérios de concordância em número entre o sujeito e o verbo (o pronome isto implica, por exemplo, que o verbo esteja no singular).



A forma dêmos pode acentuar-se também quando se trata do que seria a primeira pessoal do plural do imperativo? Se pergunto, é porque esta pessoa nada mais é que a mesma primeira pessoa do plural do conjuntivo ou subjuntivo.
Como poderá verificar no Conjugador do FLiP On-Line (na versão em português europeu, uma vez que no português do Brasil não se encontra habitualmente esta acentuação gráfica), as formas do verbo dar na primeira pessoa do plural do presente do conjuntivo (subjuntivo, no português do Brasil) e na primeira pessoal do plural do imperativo afirmativo têm acento circunflexo (dêmos).

Com a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990 [cf. alínea b) do ponto 6º da Base IX], este acento gráfico passou a ser opcional no português europeu nestas duas formas.

Palavra do dia

sex·ta·-fei·ra |eis| sex·ta·-fei·ra |eis|
substantivo feminino

1. O sexto dia da semana, depois de quinta-feira e antes de sábado. = SEXTA


sexta-feira da paixão
[Liturgia católica]   [Liturgia católica]  O mesmo que Sexta-Feira Santa. (Geralmente com inicial maiúscula.)

sexta-feira maior
[Liturgia católica]   [Liturgia católica]  O mesmo que Sexta-Feira Santa. (Geralmente com inicial maiúscula.)

sexta-feira santa
[Liturgia católica]   [Liturgia católica]  Sexta-feira da semana da Páscoa, em que se celebra o aniversário da morte de Jesus Cristo. (Geralmente com inicial maiúscula.)

Plural: sextas-feiras.Plural: sextas-feiras.

Ver também dúvida linguística: pronúncia de sexta-feira.
pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/Ver%C3%A4rgerung [consultado em 10-04-2020]