Significado de tatear-vo-la

    A forma tatear-vo-lapode ser [infinitivo de tacteartateartatear], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de tacteartateartatear], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de tacteartateartatear], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de tacteartateartatear] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de tacteartateartatear].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    tacteartatear ou tacteartatear
    |âct| |ât| ou |âct|
    ( tac·te·ar ta·te·ar ou tac·te·ar

    ta·te·ar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Aplicar o tato a.

    2. Apalpar.

    3. Pesquisar.

    4. Sondar.

    etimologiaOrigem:tato + -ear.

    Secção de palavras relacionadas

    sinonimo ou antonimo Dupla grafia pelo Acordo Ortográfico de 1990: tatear ou tactear.
    sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: tactear.
    grafiaGrafia no Brasil:tatear.
    grafiaGrafia em Portugal:tactear.

    Histórico de pesquisas

    A palavra "tatear-vo-la" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      A expressão "para inglês ver", utilizada no Brasil, tem o sentido de algo que é feito apenas para atender uma formalidade, sem funcionar na prática, ou significa algo que tem ares de perfeição, de excelência na sua qualidade?


      Tenho uma dúvida na utilização dos pronomes "lhe" ou "o". Por exemplo, nesta frase, qual é a forma correta: "para Carlos não lhe perturbava a existência, ou mesmo a necessidade dos movimentos da vanguarda" ou " para Carlos não o perturbava a existência, ou mesmo a necessidade dos movimentos da vanguarda"?