PT
BR
Pesquisar
Definições



Substância

Será que queria dizer substancia?
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
substânciasubstância
( subs·tân·ci·a

subs·tân·ci·a

)


nome feminino

1. Aquilo que subsiste por si.

2. O que é essencial ou mais importante. = ESSÊNCIA

3. Matéria de que é formado um corpo.

4. Natureza de uma coisa.

5. O que os alimentos contêm de nutritivo ou suculento.

6. O que é indispensável para a nutrição.

7. Fundo; síntese.

8. Sentido; propósito.

9. Súmula; vigor; força.


em substância

Em resumo.

substância branca

[Anatomia] [Anatomia]  Componente do sistema nervoso central, que no cérebro está abaixo da substância cinzenta e na medula e no tronco cerebral ocupa a periferia.

substância cinzenta

[Anatomia] [Anatomia]  Componente do sistema nervoso central, que ocupa a parte central da medula e do tronco cerebral e ainda o centro e a periferia do encéfalo.

substância cortical

[Anatomia] [Anatomia]  Substância cinzenta e exterior do cérebro ou dos rins.

substância negra

[Anatomia] [Anatomia]  Estrutura cerebral heterogénea localizada no mesencéfalo, com função importante na libertação de dopamina.

substância reticulada

[Anatomia] [Anatomia]  Formação de células nervosas do tronco cerebral, que é a sede das funções superiores do sistema nervoso.

etimologiaOrigem etimológica:latim substantia, -ae.

Auxiliares de tradução

Traduzir "Substância" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta: perda de tempo ou perca de tempo?
As formas perda e perca são sinónimas, e encontram-se registadas como tal, por exemplo, no Vocabulário da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves (Coimbra Editora, 1966) e em dicionários como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Academia das Ciências/Verbo, 2001) ou o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Círculo de Leitores, 2002).

No entanto, a forma preferencial é perda, uma vez que a variante perca tem origem mais popular, devendo ser utilizada apenas em contextos mais informais.




Porque diagnostica não tem acento?
As palavras diagnostica e diagnóstica são designadas por homógrafos imperfeitos, isto é, palavras cuja grafia se diferencia apenas pela acentuação gráfica, mas que têm pronúncia e significado diferente.
Sem acento gráfico, a palavra diagnostica corresponde a uma forma do verbo diagnosticar (ex.: ele diagnostica a doença de forma clara); como tal, segue a regra geral de acentuação das formas verbais na terceira pessoa do presente do indicativo (à semelhança outras formas verbais com amplifica, fica ou multiplica). Trata-se de uma palavra grave, sem qualquer contexto que justifique a sua acentuação gráfica.
Com acento gráfico, a palavra diagnóstica é esdrúxula e corresponde à forma feminina do adjectivo diagnóstico (ex.: avaliação diagnóstica, observação diagnóstica).