Significado de reabra-vo-las

    A forma reabra-vo-laspode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de reabrirreabrir], [terceira pessoa singular do imperativo de reabrirreabrir] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de reabrirreabrir].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    reabrirreabrir
    ( re·a·brir

    re·a·brir

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:irregular.

    verbo transitivo

    1. Tornar a abrir o que esteve fechado algum tempo.

    2. [Figurado] [Figurado] Reabrir uma ferida.

    verbo intransitivo e pronominal

    3. Tornar a abrir-se.

    etimologiaOrigem:re- + abrir.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "reabra-vo-las" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    rescindente | adj. 2 g.

    Que rescinde (ex.: efeito rescindente)....


    reaberto | adj.

    Que se abriu novamente; que se reabriu (ex.: o caso reaberto vai ser alvo de investigações)....


    reabrir | v. tr. | v. intr. e pron.

    Tornar a abrir o que esteve fechado algum tempo....


    reavivar | v. tr. e intr. | v. pron.

    Trazer de novo à memória....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "reabra-vo-las" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      A expressão "para inglês ver", utilizada no Brasil, tem o sentido de algo que é feito apenas para atender uma formalidade, sem funcionar na prática, ou significa algo que tem ares de perfeição, de excelência na sua qualidade?


      Ao utilizar o vosso dicionário, obtive o seguinte resultado para a palavra amoníaco: do Lat. ammoniacu < Gr. ammoniakón s. m., gás incolor, de cheiro intenso, sabor acre e com efeitos lacrimogéneos; gás composto de azoto e hidrogénio, que se encontra na urina e nas matérias em decomposição. A partir de lacrimogéneos obtive: masc. plu. de lacrimogéneo, do Lat. lacrima + Gr. gen, r. de gígnomai, gerar. No entanto a palavra lacrimogéneo não aparece no vosso dicionário, mas sim lacrimogénio (com i em vez de e): adj., que provoca ou produz lágrimas; que faz chorar. Assim, gostaria de saber se existem as duas formas ou se uma se encontra errada.