Significado de revireis-vo-los

    Será que queria dizer revíreis-vo-los?

    A forma revireis-vo-lospode ser [segunda pessoa plural do futuro do indicativo de revirrevir] ou [segunda pessoa plural do presente do conjuntivo de revirarrevirar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    revirrevir
    ( re·vir

    re·vir

    )
    Conjugação:irregular.
    Particípio:irregular.

    verbo intransitivo

    Tornar a vir; regressar; retornar.

    Secção de palavras relacionadas

    revirarrevirar
    ( re·vi·rar

    re·vi·rar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Virar outra vez; virar do avesso.

    2. Desvirar.

    3. Retorcer.

    4. Obrigar a voltar.

    verbo intransitivo

    5. Regressar.

    6. Voltar-se para outro lado.

    7. Repontar; recalcitrar.

    verbo pronominal

    8. Voltar-se outra vez.

    9. Revoltar-se.

    10. Investir.


    revirar os olhos

    •Retorcê-los.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    obringente | adj. 2 g.

    Que tem boca ou entrada revirada....


    escápula | n. f.

    Prego de cabeça revirada....


    ectrópio | n. m.

    Reviramento do bordo livre da pálpebra para fora do olho....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "revireis-vo-los" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Poderiam fazer o favor de me informar sobre o que significa politólogo?


      Com relação à conjugação do verbo adequar e às explicações que vocês forneceram para uma consulta enviada, quero registrar que estranha-me o fato de vocês terminarem a explicação dizendo "..., como afirma Rebelo Gonçalves, que o termo (no caso, uma forma verbal) que hoje não passa de uma hipótese, futuramente poderá ser uma realidade."
      Seguramente, se formos considerar tudo o que hoje é uma hipótese, já como realidade ouviremos inúmeros "a nível de Brasil", "houveram muitos problemas", "menas pessoas", "há dez anos atrás", "fazem muitos anos que não a vejo", etc.
      Entendo que, a partir daí, as regras gramaticais não farão mais nenhum sentido na nossa língua portuguesa.
      Sem contar que na conjugação desse mesmo verbo, no Pretérito Perfeito do Indicativo, vocês acentuaram a primeira pessoa do plural, regra de acentuação que desconheço e que, se vocês observarem, também não consta do Houaiss.
      Permita-me uma segunda observação: a resposta para essa pesquisa vocês consultaram Rebelo Gonçalves, no Vocabulário da Língua Portuguesa, datado de 1966. A última reforma ortográfica data, se não me engano, de 1973, portanto muito tempo depois.