PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

sincronizaria

diaporama | n. m.

Projecção de diapositivos com o som sincronizado....


isocronia | n. f.

Técnica narrativa que consiste na sincronização entre o tempo narrativo e o tempo da história....


moviola | n. f.

Aparelho ou dispositivo para edição de filme e sincronização de som....


dessincronizar | v. tr. e pron.

Tirar ou perder a sincronização ou a simultaneidade....


sincronizar | v. tr.

Narrar os factos sincronicamente....


nado | n. m.

Acto ou efeito de nadar....




Dúvidas linguísticas



Gostava de saber a evolução etimológica da palavra opinião.
Como poderá verificar no verbete opinião do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a palavra deriva directamente do latim opinio, -onis, através do acusativo opinionem, como a maioria das palavras derivadas do latim, com queda da consoante nasal final (opinione).
Seguiu-se, de forma regular, a queda do -e átono do singular e consequente nasalização do -o- antes da consoante nasal (opinione > opinion > opiniõ), havendo ao longo do séc. XVI a transformação de em -ão no singular e a manutenção de -ões no plural (opiniones > opiniões).




Em pequenos dicionários de Latim - Português, não encontrei a palavra instruere. Podereis dizer-me qual o seu significado em português, como se pronuncia em latim e por que razão não se encontra naqueles dicionários?
Os verbos latinos podem ser encontrados nos dicionários de latim pela flexão da 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo, que, no caso do verbo instruere, é instruo.

O verbo latino instruere, que deu origem ao verbo português instruir, significa "inserir", "formar, pôr em ordem", "preparar, equipar, fornecer" e "ensinar, dar informação, instruir".


Ver todas