PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

piprídeo

fruxu | n. m.

Designação dada a várias aves passeriformes da família dos piprídeos, do género Neopelma....


piprídeo | adj. | n. m. | n. m. pl.

Relativo aos piprídeos....


tangará | n. m.

Designação dada a várias aves passeriformes, em especial pertencentes a várias espécies da família dos traupídeos e da família dos piprídeos....


fruxu-baiano | n. m.

Ave passeriforme (Neopelma aurifrons) da família dos piprídeos....


Ave passeriforme (Tyranneutes stolzmanni) da família dos piprídeos....


Ave passeriforme (Lepidothrix serena) da família dos piprídeos....


Ave passeriforme (Tyranneutes virescens) da família dos piprídeos....


Ave passeriforme (Pipra aureola) da família dos piprídeos....


Ave passeriforme (Machaeropterus deliciosus) da família dos piprídeos....


Ave passeriforme (Machaeropterus pyrocephalus) da família dos piprídeos....


Ave passeriforme (Lepidothrix serena) da família dos piprídeos....


Ave passeriforme (Pipra aureola) da família dos piprídeos....


manaquim | n. m.

Designação dada a várias espécies de aves passeriformes da família dos piprídeos, em especial dos géneros Ceratopipra, Ceratopipra, Lepidothrix e Machaeropterus, encontradas na América Central e do Sul....


Ave passeriforme (Pseudopipra pipra) da família dos piprídeos....


Ave passeriforme (Ceratopipra rubrocapilla) da família dos piprídeos....


Ave passeriforme (Neopelma chrysolophum) da família dos piprídeos....


Ave passeriforme (Chloropipo unicolor) da família dos piprídeos....


Ave passeriforme (Antilophia galeata) da família dos piprídeos....



Dúvidas linguísticas



Deparei-me com um problema linguístico ao qual não sei dar resposta. Como se deve escrever: semi sombra, semisombra, semi-sombra ou semissombra?
A grafia correcta é semi-sombra, se estiver a utilizar a ortografia segundo o Acordo Ortográfico de 1945, isto é, anterior ao Acordo Ortográfico de 1990. Segundo o Acordo de 1945, na base XXIX, e segundo o Vocabulário da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves, o prefixo semi- só se escreve com hífen quando a palavra que se lhe segue começa por h (ex.: semi-homem), i (ex.: semi-inconsciente), r (ex.: semi-racional) ou s (ex.: semi-selvagem). Já o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras, acrescenta que este prefixo é grafado com hífen sempre que a palavra que se lhe segue começa por qualquer vogal. Daí a divergência na escrita entre a norma portuguesa (ex.: semiaberto, semiesfera, semioficial, semiuncial) e a norma brasileira (ex.: semi-aberto, semi-esfera, semi-oficial, semi-uncial).

Se, porém, estiver a utilizar a grafia segundo o Acordo Ortográfico de 1990, a grafia correcta é semissombra. Segundo este acordo, na sua Base XVI, não se emprega o hífen "nas formações em que o prefixo ou falso prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por r ou s, devendo estas consoantes duplicar-se" (ex.: semirracional, semissegredo). Ainda segundo esta mesma base, deixa de haver divergência entre a norma portuguesa e a brasileira, pois apenas deverá ser usado o hífen quando a palavra seguinte começa por h (ex.: semi-histórico) ou pela mesma vogal em que termina o prefixo (ex.: semi-internato) e não quando se trata de vogal diferente (ex.: semiautomático).




Na frase "Isto não lhe arrefece o ânimo", qual é o sujeito?
A frase que refere é apresentada na Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra (Lisboa: Ed. João Sá da Costa, 1998, 14.ª ed., p. 126), como exemplo de uma frase em que um pronome demonstrativo (isto) tem função de sujeito. Há vários critérios para identificar o sujeito numa frase, nomeadamente critérios de concordância em número entre o sujeito e o verbo (o pronome isto implica, por exemplo, que o verbo esteja no singular).

Ver todas