PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

patologia

subagudo | adj.

Ligeiramente agudo, entre agudo e crónico (ex.: doença subaguda; inflamação subaguda)....


osteoarticular | adj. 2 g.

Relativo aos ossos e às articulações (ex.: doença osteoarticular degenerativa; patologia osteoarticular do joelho esquerdo)....


Relativo a histopatologia (ex.: diagnóstico histopatológico)....


Relativo a ou que apresenta disgenesia....


Diz-se de ácido usado como medicamento no tratamento da osteoporose e outras patologias ósseas....


disfunção | n. f.

Perturbação do funcionamento de um órgão ou aparelho....


icto | n. m.

A maior intensidade do som para destacar uma sílaba das que constituem o vocábulo ou a frase....


mastologia | n. f.

Ramo da medicina que estuda a anatomia, a fisiologia e as patologias da mama....


medorreia | n. f.

Corrimento pela uretra....


Estudo de doenças antigas ou estudo de doenças a partir de corpos conservados desde tempos antigos....


pequiagra | n. f.

Gota (doença) no cotovelo....


simpatia | n. f.

Sentimento de atracção moral que duas pessoas sentem uma pela outra....



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se é correcto dizer a gente em vez de nós.
A expressão a gente é uma locução pronominal equivalente, do ponto de vista semântico, ao pronome pessoal nós. Não é uma expressão incorrecta, apenas corresponde a um registo de língua mais informal. Por outro lado, apesar de ser equivalente a nós quanto ao sentido, implica uma diferença gramatical, pois a locução a gente corresponde gramaticalmente ao pronome pessoal ela, logo à terceira pessoa do singular (ex.: a gente trabalha muito; a gente ficou convencida) e não à primeira pessoa do plural, como o pronome nós (ex.: nós trabalhamos muito; nós ficámos convencidos).

Esta equivalência semântica, mas não gramatical, em relação ao pronome nós origina frequentemente produções dos falantes em que há erro de concordância (ex.: *a gente trabalhamos muito; *a gente ficámos convencidos; o asterisco indica agramaticalidade) e são claramente incorrectas.

A par da locução a gente, existem outras, também pertencentes a um registo de língua informal, como a malta ou o pessoal, cuja utilização é análoga, apesar de terem menor curso.




Pretendo esclarecer a seguinte dúvida: deve escrever-se ir DE ENCONTRO às necessidades dos clientes ou ir AO ENCONTRO das necessidades dos clientes.
Apesar de serem frequentemente confundidas, as locuções prepositivas ao encontro de e de encontro a têm significados diferentes e chegam a ser antónimas. Assim, a locução ao encontro de pode significar “na direcção de”, “à procura de” ou “em consonância com” (ex.: queria ir ao encontro das necessidades dos clientes). Pelo contrário, a locução de encontro a pode significar “em sentido oposto”, podendo ser sinónimo da preposição contra (ex.: não podia ir de encontro às necessidades dos clientes).
Estas duas locuções podem formar locuções verbais em conjugação com vários verbos (ex. correr/ir/vir ao encontro de; ir/surgir/vir de encontro a), com significados semelhantes, como se pode ver nos exemplos acima.


Ver todas