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nau

almiranta | n. f.

Nau que levava a bordo o almirante....


batel | n. m.

Designação dada a várias embarcações pequenas usadas em naus e galeões....


meia-nau | n. f.

Linha de popa à proa equidistante das amuradas....


monera | n. f.

Nau com uma só fila de remos....


raso | adj. | n. m.

Rente, cérceo, rapado, cortado até ao rés de....


capitoa | n. f. | adj. f.

Diz-se da nau onde viaja o capitão da esquadra....


nau | n. f.

Navio de vela, de alto bordo, com três mastros e grande número de bocas-de-fogo, desusado actualmente....


nauscópio | n. m.

Instrumento para ver da terra navios a grande distância ou vice-versa....


capitânia | n. f. | adj. 2 g.

Diz-se dessa embarcação (ex.: nau capitânia; navio capitânia)....


naveta | n. f.

Recipiente em forma de nau, geralmente para guardar incenso....


argonauta | n. m.

Tripulante lendário da nau Argo, na qual, segundo a lenda, os argonautas foram à conquista do Velo de Ouro....




Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta: perda de tempo ou perca de tempo?
As formas perda e perca são sinónimas, e encontram-se registadas como tal, por exemplo, no Vocabulário da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves (Coimbra Editora, 1966) e em dicionários como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Academia das Ciências/Verbo, 2001) ou o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Círculo de Leitores, 2002).

No entanto, a forma preferencial é perda, uma vez que a variante perca tem origem mais popular, devendo ser utilizada apenas em contextos mais informais.




As letras "c" das palavras director e actor, bem como a letra "p" de recepção e óptimo são pronunciadas por vocês ou não? Pois aqui no Brasil elas não o são e estou em dúvida de como deveria ser a pronúncia desses vocábulos aí em Portugal.
Em Portugal, as consoantes c e p das palavras director, actor, recepção e óptimo são geralmente mudas, isto é, não se pronunciam. Por esta razão, segundo o Acordo Ortográfico de 1990, essas consoantes deixam de ser grafadas na variante europeia do português, aproximando-se assim a grafia à pronúncia: diretor, ator, receção e ótimo. No Brasil, uma vez que o p de recepção é geralmente pronunciado, não se verifica a sua supressão nesta palavra.

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