PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

joalheiras

joalheria | n. f.

Arte, oficina ou estabelecimento de joalheiro....


joalharia | n. f.

Arte, oficina ou estabelecimento de joalheiro....


buchela | n. f.

Pinça de ourives e joalheiro....


joelheiro | adj.

Que chega até ao joelho (ex.: botas joelheiras)....


joalheiro | n. m.

O que trabalha em jóias....


Ave (Ptilorrhoa geislerorum) da família dos cinclossomatídeos....


Ave (Ptilorrhoa leucosticta) da família dos cinclossomatídeos....


Ave (Ptilorrhoa caerulescens) da família dos cinclossomatídeos....



Dúvidas linguísticas



Quando usar ao menos e pelo menos?
As expressões ao menos e pelo menos têm o mesmo significado (indicam um limite mínimo), podendo por isso ser usadas nos mesmos contextos: Viaja ao menos / pelo menos três vezes por ano; Ao menos / Pelo menos desta vez não chegaram atrasados.



Tenho visto e utilizado com frequência a palavra contratualização; no entanto, não sei se a mesma realmente existe em português ou se provém de outra língua qualquer.
O substantivo contratualização é uma derivação do verbo contratualizar. Estas duas palavras seguem as regras de boa formação na língua portuguesa, pois a palavra contratualizar é formada com adjunção do sufixo -izar ao adjectivo contratual, formando um verbo com o significado aproximado de “dar carácter contratual” ou “estabelecer de forma contratual”. A palavra contratualização corresponde, por sua vez, à adjunção do sufixo -ção ao verbo, designando o “acto ou efeito de contratualizar”. Ambas as palavras usam dois sufixos (-izar e -ção) de alta produtividade em português na formação de neologismos (seguem o mesmo paradigma, por exemplo, dos pares actualizar/actualização, conceptualizar/conceptualização, visualizar/visualização) e uma pesquisa em corpora e motores de busca na internet evidencia o seu uso muito divulgado.

Ver todas