PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

inflado

inflado | adj.

Orgulhoso, soberbo....


inflável | adj. 2 g. | n. m.

Que se pode inflar (ex.: bote inflável)....


enfolar | v. tr.

Dar aspecto de fole a; enfolechar, empolar; inflar....


inflar | v. tr., intr. e pron.

Encher ou encher-se de ar, de vento, de gás....


pando | adj.

Que tem um formato arredondado ou curvo (ex.: pandas bochechas; ventre pando)....


bolso | n. m.

Compartimento de uma peça de vestuário que serve para guardar pequenos objectos....


bochecha | n. f.

Cada uma das partes laterais menos ósseas da face abaixo dos ossos malares e acima do maxilar inferior, susceptíveis de se inflarem....



Dúvidas linguísticas



Em uma determinada frase foi usado: "Em acontecendo que o caso seja revisto..... "
Esta construção da frase acima está correta?
No português contemporâneo, a construção com o gerúndio antecedido da preposição em é possível, apesar de relativamente rara.

Esta construção é enfática, não acrescenta nenhuma informação ao uso do gerúndio simples. É possível encontrá-la com uma função adverbial, geralmente para indicar simultaneidade ou anterioridade imediata (ex.: em chegando o tempo quente, vamos à praia), ou ainda para indicar um valor condicional (ex.: em querendo [= se ele quiser], ele consegue; em sendo necessário [= se for necessário], eu venho cá ajudar).




Gostaria de saber qual a forma correcta: a oposição só se volta a manifestar ou a oposição só volta a manifestar-se. Já agora podiam explicar-me em que circunstâncias se coloca o se antes e depois do verbo?
No fragmento de frase em questão, nenhuma das opções pode ser considerada incorrecta. Em "a oposição só se volta a manifestar" pode considerar-se que o clítico se é atraído pelo advérbio e fica antes do verbo semiauxiliar voltar. Em "a oposição só volta a manifestar-se" pode considerar-se que, por estar distante do advérbio, o clítico ficou na sua posição normal depois do verbo principal manifestar.

Ver todas