PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

histologia

epitelial | adj. 2 g.

Do epitélio ou a ele relativo....


Relativo a eritrócito (ex.: antigénio eritrocitário)....


Que se afasta ou está mais afastado da célula ou do núcleo da célula....


Que se aproxima ou está mais próximo da célula ou do núcleo da célula....


glial | adj. 2 g.

Relativo a glia (ex.: células gliais, proteína glial)....


neuroglial | adj. 2 g.

Relativo a neuróglia (ex.: células neurogliais, cisto neuroglial)....


mielínico | adj.

Relativo a mielina (ex.: fibras mielínicas)....


cromófilo | adj.

Que tem gosto ou atracção por cores intensas....


Que tem gosto ou atracção por cores intensas....


Relativo a linfoblasto (ex.: leucemia linfoblástica)....


Relativo a linfócito ou em que há presença de linfócitos (ex.: células inflamatórias de predomínio linfocitário)....


Relativo a linfócito ou em que há presença de linfócitos (ex.: colite linfocítica; linfoma linfocítico)....


Relativo a plaqueta sanguínea (ex.: antiagregante plaquetário)....


plaquetar | adj. 2 g.

Relativo a plaqueta sanguínea....


Relativo a micrócito ou à presença de micrócitos (ex.: anemia microcítica)....


Relativo a mastócito ou em que há presença de mastócitos (ex.: membrana mastocitária; proliferação mastocitária)....



Dúvidas linguísticas



Qual destas frases está correcta: «Ele assegurou-me que viria» ou «Ele assegurou-me de que viria»? Li que o verbo "assegurar" é regido pela preposição "de" quando é conjugado pronominalmente; no entanto, só me soa bem dessa forma quando ele é conjugado reflexivamente, como em "Eles asseguraram-se de que não eram seguidos". Afinal, como é que é? Obrigada.
Os dicionários que registam as regências verbais, como o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa ou o Dicionário sintáctico de verbos portugueses, estipulam que o verbo assegurar é regido pela preposição de apenas quando usado como pronominal (ex.: quando saiu de casa assegurou-se de que as janelas estavam fechadas). Para além do uso pronominal, o verbo assegurar pode ainda ser transitivo directo ou bitransitivo, isto é, seleccionar complementos não regidos por preposição (ex.: os testes assegurariam que o programa iria funcionar sem problemas; o filho assegurou-lhe que iria estudar muito).

Este uso preposicionado do verbo assegurar na acepção pronominal nem sempre é respeitado, havendo uma tendência generalizada para a omissão da preposição (ex.: quando saiu de casa assegurou-se que as janelas estavam fechadas). O fenómeno de elisão da preposição de como iniciadora de complementos com frases finitas não se cinge ao verbo assegurar, acontecendo também com outros verbos, como por exemplo aperceber (ex.: não se apercebeu [de] que estava a chover antes de sair de casa) ou esquecer (ex.: esquecera-se [de] que havia greve dos transportes públicos).




Em "Ninguém te vai agradecer", qual a função sintáctica de te? Será complemento indirecto?
O pronome pessoal te pode desempenhar função de complemento directo (ex.: vi-te ontem) ou de complemento indirecto (ex.: dei-te um beijo). No caso em apreço, o pronome te desempenha a função de complemento indirecto, uma vez que corresponde à pronominalização de uma construção do verbo agradecer como transitivo indirecto, com a preposição a (agradecer-te = agradecer a ti), podendo ocorrer com um complemento directo (ex.: ninguém te vai agradecer o favor = ninguém to vai agradecer).
Para determinar a função sintáctica deste pronome, é útil substituir a segunda pessoa gramatical (tu > te) pela terceira (ele > o/lhe), pois neste caso o complemento directo e o complemento indirecto têm formas diferentes, o para o complemento directo, lhe para o complemento indirecto (ex.: ninguém vai agradecer o favor ao rapaz > ninguém lhe vai agradecer o favor / *ninguém o vai agradecer o favor; o asterisco indica agramaticalidade).

Para dúvidas deste teor, poderá consultar uma obra como o Dicionário Gramatical de Verbos Portugueses, dirigido por João Malaca CASTELEIRO (Lisboa: Texto Editores, 2007), que contém a explicitação das funções sintácticas de cada verbo.


Ver todas