PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

destrinçastes

destrinça | n. f.

Acto ou efeito de destrinçar....


discriminar | v. tr. | v. pron.

Estabelecer diferenças....


destrincar | v. tr.

Tirar a trinca ou volta de cabo que prende; desprender da trinca....


indestrinçável | adj. 2 g.

Que não se consegue destrinçar, desemaranhar....


destrinçar | v. tr.

Proceder à destrinça de; separar o que está emaranhado....


desenredar | v. tr.

Desfazer o enredo de; separar ou libertar de fios, de nós ou de uma rede....


desemaranhar | v. tr. | v. pron.

Separar ou libertar o que está emaranhado ou preso como numa rede....


extricar | v. tr.

Separar ou libertar de fios, de nós ou de uma situação complicada (ex.: extricar o país da crise)....



Dúvidas linguísticas



O particípio passado de imprimir é imprimido?! Que aconteceu ao impresso?!
De facto, impresso também é particípio passado de imprimir, pois este é um verbo que admite mais de um particípio passado, empregando-se geralmente esta forma com os auxiliares ser ou estar e a forma imprimido com os auxiliares ter ou haver.

Cunha e Cintra, na Nova Gramática do Português Contemporâneo [Lisboa: Ed. João Sá da Costa, 1998, p. 442], sugerem que o verbo imprimir só tem duplo particípio quando significa ‘estampar, gravar’, com o exemplo Este livro foi impresso em Portugal, e não quando significa ‘imprimir movimento’, com o exemplo Foi imprimida enorme velocidade ao carro).




Constantemente uso o dicionário on-line Priberam. Hoje tive uma dúvida a respeito da ortografia da palavra superestrutura. No dicionário Aurélio está escrito da forma anteriormente mencionada, no dicionário da Priberam está superstrutura. Gostaria então de através deste, fazer a seguinte pergunta: a ortografia e significado das palavras em Português de Portugal diferem do Português do Brasil?
Não se trata propriamente de uma variação ortográfica, pois não há, em nenhuma das duas normas, determinação ortográfica que impeça uma das duas formas. Trata-se, sim, de uma diferença entre a tradição lexicográfica portuguesa (onde a forma superstrutura é registada e a forma superestrutura mais rara - apesar de registada, por exemplo, no Grande Vocabulário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado, ou no Grande Dicionário Língua Portuguesa, da Porto Editora) e a tradição lexicográfica brasileira (onde a forma superestrutura é registada e a forma superstrutura quase inexistente - apesar de registada, por exemplo, no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras).

Ver todas