PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

dermato-

dermato- | elem. de comp.

Exprime a noção de pele (ex.: dermatite)....


dermatótomo | n. m.

Área da pele cujas fibras nervosas provêm do mesmo nervo espinal....


Conjunto de envolturas e peças duras que cobre total ou parcialmente o corpo de certos animais....


dermatopatia | n. f.

Designação genérica das doenças da pele; dermatose....


Exame que analisa lesões cutâneas com microscópio....


Forma dos sulcos da pele, em especial da pele da ponta dos dedos, que determina as impressões digitais....


dermatóptero | adj. | n. m. | n. m. pl.

Relativo aos dermatópteros....


dermatorreia | n. f.

Suor copioso das glândulas da pele....


Estudo dos sulcos da pele, em especial da pele da ponta dos dedos, que determinam as impressões digitais....



Dúvidas linguísticas



Apesar de ter lido as várias respostas sobre o assunto, ainda me restam duas dúvidas quanto ao hífen: carbo-hidrato ou carboidrato? Uma vez que contra-ataque tem hífen, o correto é escrever contra-indicação em vez de contraindicação?
A aposição prefixal de elementos de composição de palavras começadas por h suscita geralmente dúvidas, devido ao facto de as regras para a manutenção ou elisão do h não serem coerentes nem inequívocas.

Se com alguns elementos de formação o h se mantém (sempre antecedido de hífen, como em anti-higiénico, co-herdeiro ou sobre-humano), com outros, como é o caso de carbo-, a remoção do h é permitida. Sendo assim, e seguindo os critérios da tradição lexicográfica, deverá grafar-se carboidrato e não carbo-hidrato.

Segundo o Acordo Ortográfico de 1945, o elemento de composição contra- apenas se hifeniza quando precede elemento começado por vogal, h, r ou s (ex.: contra-argumento, contra-indicação, contra-harmónico, contra-reforma, contra-senha).

Com a aplicação do novo Acordo Ortográfico de 1990 (ver base II e base XVI), o elemento de composição contra- apenas se hifeniza quando precede elemento começado por h ou por a, a mesma vogal em que termina (ex.: contra-harmónico, contra-argumento), aglutinando-se nos restantes casos, havendo duplicação da consoante quando o elemento seguinte começa por r ou s (ex.: contraindicação, contrarreforma, contrassenha).




Gostaria de saber se é correto pronunciar o -x- da palavra sexta-feira, ou será se[s]ta-feira?
A palavra sexta-feira tem pronúncias diferentes no português europeu e no português do Brasil. Assim, no português europeu, o -x- de sexta é geralmente pronunciado como o -ch- de chá); no português do Brasil, a pronúncia mais usual desse -x- é como o s- de saco.

Ver todas