PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

comendadoras

dignitário | n. m.

Pessoa que exerce uma dignidade ou um alto cargo....


bailio | n. m.

Comendador das antigas ordens militares....


preceptoria | n. f.

Qualidade de mestre ou comendador de uma ordem militar....


comendadeira | n. f.

Religiosa de convento que tinha comenda ou herdade....


grande-oficial | n. 2 g.

Dignitário condecorado com um grau de ordem honorífica geralmente, inferior à grã-cruz e superior a comendador....


comendador | n. m.

Pessoa que recebeu ou é titular de uma comenda....


comentador | adj. n. m. | n. m.

Que ou o que comenta....



Dúvidas linguísticas



Consultei o dicionário e a área de dúvidas, mas não encontrei a resposta ao que pretendo esclarecer. A minha questão é em relação à expressão tá-se ou tásse. Suponho que esta expressão venha do verbo estar, mas desconheço o tempo verbal ou regra utilizada para chegar à expressão final. Se a forma correcta for tásse, então porque é que se diz dá-se ou vá-se?
A expressão tá-se é actualmente muito usada em situações de registo oral bastante informal. Como tal, não surge registada nas obras de referência como dicionários ou gramáticas. No entanto, a forma correcta para reproduzir na escrita esta expressão deverá ser tá-se, pois trata-se da redução da expressão está-se, provavelmente também redução de está-se bem.



Os pronomes de tratamento (como V. exa.) devem ser inscritos em maiúsculas ou minúsculas?
As formas de tratamento são palavras ou locuções que o falante usa para interpelar a(s) pessoa(s) ou entidade(s) a quem se dirige.

Esta categoria inclui os pronomes pessoais de segunda pessoa (tu, vós), e ainda os pronomes de tratamento, isto é, outros pronomes pessoais de segunda pessoa (você, vocês) e também palavras e locuções (ex.: Excelência, o senhor, Vossa Senhoria) que obrigam à concordância do verbo com a terceira pessoa (ex.: você foi incorrecto, o senhor está bem?).

As formas de tratamento são usualmente grafadas em maiúsculas (ex.: Vossa Alteza), excepto quando se trata de pronomes pessoais ou de locuções como o senhor, a senhorita (ex.: você vem connosco; a menina pode dizer-me as horas?).


Ver todas