PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

beligerantes

exército | n. m.

Conjunto de todas as forças militares terrestres de uma nação....


combate | n. m.

Acção de troços de exército ou armadas beligerantes....


convenção | n. f.

Pacto entre partidos políticos beligerantes....


trégua | n. f.

Suspensão temporária de hostilidades entre beligerantes....


beligerante | adj. 2 g. n. 2 g.

Que ou quem está em guerra (ex.: facções beligerantes; os beligerantes suspenderam as hostilidades)....


guerreiro | adj. | n. m. | adj. n. m. | n. m. pl.

Relativo a guerra....


neutralidade | n. f.

Situação de um Estado neutral com relação a outros beligerantes....


não-beligerante | adj. 2 g. n. 2 g.

Que ou o que não participa num conflito....


cessar-fogo | n. m.

Suspensão das hostilidades entre partes beligerantes....


Estado, geralmente pequeno e considerado neutro, entre dois estados em conflito, destinado a impedir um conflito directo ou o avanço dos beligerantes....


zona-tampão | n. f.

Região, considerada neutra, entre dois estados em conflito, destinada a impedir um conflito directo ou o avanço dos beligerantes (ex.: o mediador propôs criar uma linha de demarcação e uma zona-tampão entre os dois exércitos)....



Dúvidas linguísticas



Seríssimo ou seriíssimo?
Ambas as formas seríssimo e seriíssimo podem ser consideradas correctas como superlativo absoluto sintético do adjectivo sério.

O superlativo absoluto sintético simples, isto é, o grau do adjectivo que exprime, através de uma só palavra, o elevado grau de determinado atributo, forma-se pela junção do sufixo -íssimo ao adjectivo (ex.: altíssimo).

No caso de grande número de adjectivos terminados em -eio e em -io, a forma gerada apresenta geralmente dois ii, um pertencente ao adjectivo, o outro ao sufixo (ex.: cheiíssimo, feiíssimo, maciíssimo, vadiíssimo).

Há alguns adjectivos, porém, como sério, que podem gerar duas formas de superlativo absoluto sintético: seriíssimo ou seríssimo. No entanto, como é referido por Celso Cunha e Lindley Cintra na sua Nova Gramática do Português Contemporâneo (Lisboa: Edições Sá da Costa, 1998, p. 260), parece haver uma maior aceitação das formas com apenas um i: “Em lugar das formas superlativas seriíssimo, necessariíssimo e outras semelhantes, a língua actual prefere seríssimo, necessaríssimo, com um só i”. O mesmo sucede com necessário, ordinário, precário ou sumário, por exemplo.




Descomentar: no FLiP existe a conjugação do verbo mas pelo que pesquisei na net e dicionários esta palavra não existe em Português. Penso que só é usada em termos informáticos e no Brasil. Qual será o seu significado?
O verbo descomentar não se encontra registado em nenhum dicionário de língua portuguesa à nossa disposição, mas uma pesquisa na Internet revela que é usado tanto em sites portugueses como em sites brasileiros. Nenhum dicionário consegue registar exaustivamente o léxico de uma língua, nomeadamente no que diz respeito a neologismos, dada a grande produtividade da língua, especialmente pela aposição de afixos a palavras já existentes. A palavra encontra-se bem formada, resultando da aposição do prefixo des- ao verbo comentar, e significa “retirar o carácter de comentário a” (ex.: o programador descomentou algumas linhas do código do programa).

Ver todas