PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

béticas

túrdulo | n. m.

Indivíduo do povo dos Túrdulos (grupo étnico que habitava na Bética a leste do rio Guadiana)....


bético | adj. | n. m.

Relativo à Bética, província romana da Hispânia, hoje correspondente à região espanhola da Andaluzia....


tartéssico | adj. | n. m.

Relativo aos tartéssios, povo da Hispânia Bética que habitava a região hoje correspondente a parte da Andaluzia, designada Tartesso (ex.: reino tartéssico)....


tartéssio | adj. | n. m.

Relativo aos tartéssios, povo da Hispânia Bética que habitava a região hoje correspondente a parte da Andaluzia, designada Tartesso (ex.: reino tartéssio)....


tartesso | adj. | n. m.

Relativo aos tartessos, povo da Hispânia Bética que habitava a região hoje correspondente a parte da Andaluzia, designada Tartesso....



Dúvidas linguísticas



Quando num texto aparece um discurso directo, iniciado por travessão, de uma pessoa para outra, se a seguir essa mesma pessoa inicia outro discurso directo com uma terceira pessoa, sem nenhum discurso intermédio de ninguém, esse segundo discurso pode ser incluído no primeiro (aproveitando o travessão anterior) ou deve ser iniciada uma nova frase com outro travessão? Exemplo: - João, anda cá. Joana, vai para ali. ou - João, anda cá. - Joana, vai para ali.
O travessão é um sinal de pontuação para introduzir o discurso directo ou para mudar de interlocutor (sobre o uso do travessão, por favor consulte também a resposta travessão/ponto de interrogação combinado com ponto de exclamação).

Nas frases expostas na sua questão, o discurso directo já foi introduzido pelo primeiro travessão e não há mudança de interlocutor (apesar de o interlocutor se dirigir a dois interlocutores diferentes), pelo que não há motivo para a inserção de novo travessão. A pontuação deverá então ser: - João, anda cá. Joana, vai para ali.

Se houver inserção de um outro travessão, será sinal de que houve mudança de fala: [falante 1] - João, anda cá. [falante 2] - Joana, vai para ali.




Existe substantivo colectivo para definir um conjunto de gatos?
O substantivo gataria designa um conjunto ou um ajuntamento de gatos, pelo que é considerado um colectivo, como pode verificar no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, que, para além de gataria, refere ainda a palavra bichanada.

Ver todas