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aciculas

triquite | n. f.

Elemento filamentar de algumas rochas ou de alguns cristais....


vanilino | n. m.

Cristais brilhantes e aciculados do fruto da baunilha....


acícula | n. f.

Espécie de prego ou gancho com que as damas romanas seguravam o cabelo....


melaleuca | n. f.

Designação comum a várias plantas da família das mirtáceas, do género Melaleuca....


acicular | adj. 2 g.

Que tem forma fina e pontiaguda, semelhante à forma da agulha (ex.: folha acicular)....


espargo | n. m.

Designação comum às plantas do género Asparagus....


aspargo | n. m.

Designação comum às plantas do género Asparagus....


melindre | n. m.

Tendência para se ofender ou para se constranger....


Planta arbustiva (Melaleuca alternifolia) da família das mirtáceas, de folhas aciculares, alternas, curtas e aromáticas, flores brancas, da qual se extrai um óleo muito aromático com propriedades medicinais....


Designação dada a várias espécies de plantas herbáceas da família das asparagáceas, do género Asparagus, perenes e de caules verdes muito ramificados, folhas aciculares e pequenas flores, cultivadas como ornamentais....


Designação dada a várias espécies de plantas herbáceas da família das asparagáceas, do género Asparagus, perenes e de caules verdes muito ramificados, folhas aciculares e pequenas flores, cultivadas como ornamentais....



Dúvidas linguísticas



Qual a diferença entre o numeral catorze e quatorze e porquê a diferença da escrita com o mesmo significado?
Não existe nenhuma diferença de significado entre catorze e quatorze, apenas uma diferença de adequação à realização fonética dessas palavras (a sílaba ca- de catorze pronuncia-se como a primeira sílaba de cavalo e a sílaba qua- de quatorze como a primeira sílaba de qualidade).

Ambas as palavras derivam do latim quattuordecim, mas a forma catorze sofreu a supressão de um fonema no interior da primeira sílaba (fenómeno a que se dá o nome de síncope).




Pretendo saber o significado de res extensa e ego cogitans.
Res extensa e ego cogitans (ou res cogitans) são expressões utilizadas pelo filósofo francês Descartes (1596-1650) para designar, respectivamente, a matéria ou o corpo (“coisa extensa”) e o espírito ou a mente (“eu pensante” ou “coisa pensante”).

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