PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

acanelardes

acaneladura | n. f.

Acto ou efeito de acanelar; caneladura....


acanelar | v. tr.

Dar a cor de canela a....


goivar | v. tr.

Acanelar com goiva....


acanelado | adj. | n. m.

Que tem a cor acastanhada da canela em pó....


Ave passeriforme (Troglodytes rufociliatus) da família dos trogloditídeos....


Ave passeriforme (Cinclodes fuscus) da família dos furnariídeos....


Ave passeriforme (Chlamydera cerviniventris) da família dos ptilonorinquídeos....


Ave caradriiforme (Calidris subruficollis) da família dos escolopacídeos....


Ave passeriforme (Colluricincla boweri) da família dos paquicefalídeos....


Ave (Cinclosoma cinnamomeum) da família dos cinclossomatídeos....


Ave passeriforme (Hylopezus dives) da família dos gralariídeos....


Ave de rapina (Aegolius harrisii) da família dos estrigídeos....


Ave passeriforme (Pericrocotus cinnamomeus) da família dos campefagídeos....


Ave passeriforme (Pterorhinus berthemyi) da família dos leiotriquídeos....


Ave passeriforme (Pellorneum tickelli) da família dos pelorneídeos....



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.




Na frase Estás em casa?, ao respondermos Estou, sim, a vírgula deve aparecer na resposta ou não? Outro exemplo: Queres? e a resposta: Quero sim.
Segundo alguns gramáticos, como Celso Cunha e Lindley Cintra na Nova Gramática do Português Contemporâneo (14.ª ed., Lisboa, Edições João Sá da Costa, 1998, p. 646), a vírgula deve ser usada em frases curtas deste tipo, sendo uma forma de realçar a resposta afirmativa (já contida nas formas verbais estou e quero) à questão colocada. De facto, as frases são afirmativas quando não têm uma partícula de negação; o advérbio de afirmação sim não está, por isso, a modificar directamente o verbo, como estariam os advérbios destacados em frases como Não estou ou Quero urgentemente, sendo antes usado como forma de enfatizar ou intensificar toda a oração.

Ver todas