PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

Energia

atómico | adj.

Relativo ao núcleo do átomo (ex.: energia atómica)....


cinético | adj.

Relativo ao movimento mecânico (ex.: energia cinética)....


Em que não há dissipação de energia (ex.: processo conservativo)....


Corrompido, infectado, contagiado, viciado. (Em energia nuclear, diz-se que uma substância está contaminada quando uma impureza radioactiva se mistura com essa substância.)...


Relativo a energia (ex.: economia energética; fontes energéticas)....


esmalmado | adj.

Sem alma; sem energia; desleixado; mole....


Relativo à geotermia ou ao calor interno da Terra (ex.: energia geotérmica)....


lasso | adj.

Quebrado de forças; falto de energia....


laxo | adj.

Que não tem força ou energia....


térmico | adj.

Relativo ao calor (ex.: energia térmica)....


válido | adj.

Que tem energia ou está de boa saúde....


virtual | adj. 2 g.

Que existe potencialmente e não em acção....


eficiente | adj. 2 g.

Que obtém resultados ou tem o funcionamento esperado com uma maior economia de recursos e/ou tempo (ex.: o equipamento da fábrica é eficaz, mas pouco eficiente porque gasta muita energia)....


Que transforma a luz em energia electromotriz (ex.: célula fotovoltaica; painel fotovoltaico)....


geotermal | adj. 2 g.

Relativo à geotermia ou ao calor interno da Terra (ex.: energia geotermal)....


Relativo à produção de energia a partir da cana-de-açúcar....


Relativo à energia eléctrica (ex.: sistema electroenergético, suprimento electroenergético)....



Dúvidas linguísticas



A utilização da expressão à séria nunca foi tão utilizada. Quanto a mim esta expressão não faz qualquer sentido. Porque não utiliz am a expressão a sério?
A locução à séria segue a construção de outras tantas que são comuns na nossa língua (junção da contracção à com uma substantivação feminina de um adjectivo, formando locuções com valor adverbial): à antiga, à portuguesa, à muda, à moderna, à ligeira, à larga, à justa, à doida, etc.

Assim, a co-ocorrência de ambas as locuções pode ser pacífica, partindo do princípio que à séria se usará num contexto mais informal que a sério, que continua a ser a única das duas que se encontra dicionarizada. Bastará fazer uma pesquisa num motor de busca na internet para se aferir que à séria é comummente utilizada em textos de carácter mais informal ou cujo destinatário é um público jovem; a sério continua a ser a que apresenta mais ocorrências (num rácio de 566 para 31800!).




Gostaria de saber qual a forma correcta: a oposição só se volta a manifestar ou a oposição só volta a manifestar-se. Já agora podiam explicar-me em que circunstâncias se coloca o se antes e depois do verbo?
No fragmento de frase em questão, nenhuma das opções pode ser considerada incorrecta. Em "a oposição só se volta a manifestar" pode considerar-se que o clítico se é atraído pelo advérbio e fica antes do verbo semiauxiliar voltar. Em "a oposição só volta a manifestar-se" pode considerar-se que, por estar distante do advérbio, o clítico ficou na sua posição normal depois do verbo principal manifestar.

Ver todas