PT
BR
Pesquisar
Definições



Papilas

A forma Papilasé [feminino plural de papilapapila].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
papilapapila
( pa·pi·la

pa·pi·la

)
Imagem

AnatomiaAnatomia

Pequena saliência cónica formada à superfície da pele ou das membranas mucosas por várias ramificações nervosas ou vasculares (ex.: papila duodenal; papila óptica; papilas digitais; papilas linguais; papilas renais).


nome feminino

1. [Anatomia] [Anatomia] Pequena saliência cónica formada à superfície da pele ou das membranas mucosas por várias ramificações nervosas ou vasculares (ex.: papila duodenal; papila óptica; papilas digitais; papilas linguais; papilas renais).Imagem

2. Bico de mama.

3. [Botânica] [Botânica] Protuberância filiforme que se observa nos órgãos de alguns vegetais.


papila gustativa

[Anatomia] [Anatomia]  Cada uma das pequenas saliências à superfície do dorso da língua, onde estão as células responsáveis pelo reconhecimento dos sabores.Imagem

etimologiaOrigem etimológica:latim papilla, -ae, mamilo, teta, mama, borbulha, pústula.
PapilasPapilas

Auxiliares de tradução

Traduzir "Papilas" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Consultando um site estrangeiro sobre bandeiras e numa tradução apressada encontrei vixiologia como a palavra para o estudo das mesmas. Ora, aparentemente, não existe esta palavra em português. Assim solicito me indiquem qual a palavra correcta.
A palavra correcta para este estudo é vexilologia (a palavra está registada no Dicionário Houaiss e no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras).



Gostaria de saber se se pode distinguir a palavra 'garnisé' em garniso (masc) e garnisa (fem.) A dúvida prende-se quanto à forma de distinguir quanto ao género.
A palavra garnisé, para além de adjectivo uniforme (ex.: galo garnisé, galinha garnisé), pode também ser usada como substantivo comum de dois (possui uma mesma forma para os dois géneros), flexionando apenas em número (ex.: tinha algumas garnisés na capoeira; o garnisé cantou) e não apresentando, portanto, as flexões de género que refere. Neste tipo de substantivos, o feminino ou o masculino é indicado pelos determinantes com que coocorrem (nos exemplos acima, algumas e o), que flexionam em género, consoante o sexo do referente.