Significado de piruetes-vo-los

    A forma piruetes-vo-losé [segunda pessoa e terceira pessoa plural e singular do presente infinitivo e do conjuntivo de piruetarpiruetar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    piruetarpiruetar
    ( pi·ru·e·tar

    pi·ru·e·tar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo intransitivo

    1. Fazer piruetas ou girar sobre um pé.

    2. Dar saltos ou pulos. = CABRIOLAR, PULAR, SALTAR

    etimologiaOrigem:pirueta + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    piruetar | v. intr.

    Fazer piruetas ou girar sobre um pé....


    reviravolta | n. f.

    Ato ou efeito de voltar em sentido oposto ao anterior....


    pirueta | n. f.

    Movimento circular sobre um pé....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "piruetes-vo-los" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Ao utilizar a locução "bem como" num período longo, a vírgula virá antes ou depois da locução? Ela dá a idéia de uma pausa sonora no período?


      Sou colaborador de uma empresa, na qual a maioria dos colaboradores são senhoras (mulheres) e uma percentagem muito pequena de homens. Toda a comunicação da empresa é feita no feminino. Reportei à administração esta situação pois a comunicação é toda no feminino, e o que me foi dito é que está correto, devido ao novo acordo ortográfico. Ou seja como a maioria são mulheres a comunicação é feita no feminino. Nós homens, recebemos correspondência com Querida Colaboradora e quando se dirigem aos colaboradores da empresa é sempre como Colaboradoras. A minha questão é se está ou não correto? E em que parte do acordo ortográfico isso está presente?